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CSI Cargo renova contrato com Renault do Brasil

Em 2011, operador logístico incorporou serviços de transporte interno e desconsolidação de matéria-prima às operações em São José dos Pinhais
Por Redação em 12 de agosto de 2011 às 15h17 (atualizado em 22/08/2011 às 16h40)

A CSI Cargo informou ontem, dia 11 de agosto, a renovação de seu contrato de prestação de serviços logísticos para a Renault do Brasil por mais três anos, podendo ser prorrogado para cinco.

O contrato com a companhia do ramo de automóveis representa 35% do faturamento anual da CSI. Cerca de 1.030 colaboradores trabalham diretamente com a operação, realizando atendimento in company nas plantas da Renault dentro do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Segundo Andrés Ceballos, diretor-presidente da CSI Cargo, esta é a primeira vez que a Renault renova um contrato com o mesmo prestador de serviço logístico. Na operação, a empresa é responsável pelo recebimento de peças e matéria-prima, armazenamento e gestão dos depósitos, abastecimento das linhas de produção, retirada de embalagens vazias e expedição.

“Para a Renault, é importante contar com o trabalho de uma empresa que tem o know-how logístico. Assim nós não precisamos nos preocupar em ter que refazer o serviço que contratamos, e temos tranquilidade para manter o foco em nossa atividade principal, que é a produção de automóveis”, diz o chefe de Logística da Renault, Sergio Ortiz.

CSI Cargo renova contrato com Renault do Brasil
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Ao todo, a CSI utiliza 254 máquinas e equipamentos para a realização dos serviços de logística interna da Renault, como rebocadores, empilhadeiras retráteis, empilhadeiras contrabalanceadas GLP, entre outros.

Novidades na operação

No primeiro semestre de 2011, a CSI Cargo iniciou dois novos serviços para a Renault, realizando o transporte interno entre plantas da montadora e a desconsolidação de matéria-prima e peças para a montagem de automóveis.

A movimentação interna marca o primeiro passo em uma nova área de atuação para a CSI: o transporte rodoviário. Há cerca de dois meses a empresa realiza o transporte entre as três plantas da Renault localizadas no Complexo Ayrton Senna, a CVP (veículos de passeio da Renault), a CVU (veículos utilitários da Nissan) e a CMO (motores).

O contrato com a montadora compreende toda a movimentação entre as fábricas, em uma área de um milhão de metros quadrados. “A operação funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana”, explica Ceballos. A CSI Cargo conta com 12 carretas sider para a realização das atividades.

Novo centro

A operação de desconsolidação de matéria-prima e peças para montagem de automóveis vindas de diversas partes do mundo é realizada no novo Centro Logístico da CSI Cargo inaugurado no dia 26 de julho.

Também localizado no Complexo Ayrton Senna, o Centro Logístico II possui 18 mil m² de área de armazenagem, 16 docas e capacidade para 380 contêineres, podendo operar um volume transferencial de 130 mil m³ por mês, com recebimento superior a 43 mil m³ e expedição de 86 mil m³.

O centro, que conta com uma equipe de 70 colaboradores, funciona 24 horas por dia, seis dias por semana, e utiliza um WMS próprio, desenvolvido pela equipe de TI da CSI. Com a prestação do serviço, a Renault pretende reduzir gastos com demurrage (taxa paga por atrasos) e eliminar o pátio de armazenagem e os equipamentos de movimentação de contêiner.

Em 2010, a CSI Cargo registrou um faturamento de R$ 91 milhões. Para o ano corrente, a companhia tem como expectativa um crescimento de 50%. O novo serviço de desconsolidação deve representar cerca de 12% do faturamento total da CSI.

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