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Novo extrapesado, da Iveco

O Hi-Way é o primeiro caminhão da montadora no segmento premium para transporte de cargas de longa distância com a promessa de oferecer alto desempenho e baixo custo operacional
Por Redação em 21 de agosto de 2013 às 18h02

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A Iveco acaba de lançar no mercado brasileiro o caminhão Hi-Way, paralelamente ao lançamento mundial. Com o novo veículo, que traz como itens de série alguns importantes recursos tecnológicos e de conforto para o motorista, a montadora estreia no segmento dos extrapesados premium no país.

O Hi-Way é oferecido em três faixas de potência: 440, 480 e o novo 560 cv, o que proporciona maior desempenho e também está disponível em três versões de tração – 4x2, 6x2 e 6 x4 – e três entre-eixos – 3.500, 3.200 e 3.000 mm. Todos possuem garantia estendida de quatro anos, sendo um ano para o veículo completo e mais três para o trem de força, e são equipados de série com câmbio automatizado Electronic, com 16 velocidades, permitindo mudanças rápidas e seguras de marcha e redução no consumo de combustível.

Para maior autonomia nas grandes viagens, as versões 4x2 e 6x2 vêm equipadas com tanque duplo de alumínio, com capacidade de 600 + 220 litros. Na versão 6X4, a capacidade é ainda maior, chegando a 600 + 300 litros.

O Hi-Way tem duas opções de suspensão: mecânica e pneumática full air. Nesse último caso, o componente é equipado com um sistema especial para manter a altura do chassi em trânsito e ajustá-la durante o carregamento e descarregamento, além de facilitar o engate e desengate de semirreboques. Essa tecnologia traz ganho de conforto aos ocupantes da cabine, melhora a proteção da carga e aumenta a durabilidade do veículo, à medida que proporciona uma distribuição uniforme da carga nos chassis e pneus.

Originalmente produzido na Espanha, o desenvolvimento do Hi-Way recebeu investimentos em torno de R$ 1 bilhão. Já no Brasil, com linha de produção no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), foram investidos mais R$ 100 milhões para adaptar o veículo à realidade local. Um trabalho que envolveu mais de cem engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produto, em um tempo aproximado de 150 mil horas e a realização de mais de 2.100.000 km de testes rodoviários.

Segundo Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America, entre os itens do Hi-Way que foram adaptados para melhor operar nas estradas brasileiras, considerando o tráfego, o volume de carga transportado – que no país é bastante superior ao permitido na Europa –, e a temperatura, estão a suspensão, a calibração do motor e a barra estabilizadora.

Ao oferecer um veículo com essas características, a Iveco estima que aumentará sua participação no transporte de cargas em longas distâncias. Hoje, informa Mazzu, a montadora detém 8% do market share de extrapesados. “O Hi-Way é a estrela da gama de soluções que a Iveco oferece ao transporte em longas distâncias desde 2004, com a chegada do Stralis ao Brasil. Dessa forma, estaremos presentes em todas as faixas deste segmento, sempre com produtos altamente competitivos”, ressalta o presidente.

Motor

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O motor do Hi-Way é o novo Cursor 13 da FPT Industrial, um dos mais potentes do portfólio da empresa que, assim como a Iveco, pertence ao Grupo Fiat Industrial. Os propulsores desse motor atendem às normas de emissões do Proconve P7 e utilizam sistema SCR para redução da emissão de poluentes. Forte, econômico e durável, o propulsor garante alto desempenho nas três versões em que está disponível no Hi-Way: 440 cv, 480 cv e o novo 560 cv, com potencia máxima a 1.900 rpm. Seu torque máximo chega a 2.100 Nm, na versão de 440 cv; 2.250 Nm, na versão de 480 cv; e 2.500 Nm, na versão de 560 cv, sempre na faixa de 1.000 a 1.550 rotações, o que garante uma direção mais agradável, maior amplitude de rotação dentro da faixa econômica e grande redução no consumo de combustível.

A versão de 560 cv é resultado de um grande trabalho de engenharia para proporcionar alto desempenho e consumo reduzido de combustível. O propulsor faz uso de materiais nobres, que possibilitam a redução do seu peso e garantem resultado direto nos números de consumo do caminhão. Exemplo disso é o uso de cabeçote em alumínio, 50% mais leve que o aço fundido, material geralmente utilizado neste componente.

O propulsor tem também filtro de óleo ultrafino com membrana microporosa – o chamado Green Filter. O componente tem maior facilidade de manutenção e maior poder de reter impurezas, fator que resulta diretamente em intervalos maiores de troca de óleo e economia nos custos de manutenção.

Também a versão 560 cv do Cursor 13 utiliza VGT de geometria variável e aftercooler, que permite reduzir o desgaste e o esforço na operação do turbo, resultando em mais eficiência no uso do combustível e durabilidade de todo o sistema. Essa nova tecnologia foi desenvolvida para substituir as tradicionais aletas móveis disponíveis atualmente no mercado, colocando no lugar um anel deslizante formado por uma peça única que abre e fecha de acordo com a necessidade de entrada de ar na turbina. Em baixas rotações, o anel se abre completamente. À medida que o giro do motor se eleva, o instrumento vai gradativamente se fechando, controlando o fluxo de ar.

Conforto

A Iveco destaca que este novo caminhão foi concebido sob a ótica do condutor e por isso, possui uma série de itens que se destacam nesse quesito. A cabine tem amplo espaço interno e está disponível nas versões: teto alto ou teto médio. Ambas com cabine leito de 2,5 metros de largura por 2,25 de comprimento, permitindo mais mobilidade e a sensação de bem-estar. Com piso semipleno, a versão teto alto permite que uma pessoa de até 1,90 m fique em pé sem encostar a cabeça no teto.

A cabine é, ainda, equipada com climatizador de baixo ruído e baixo consumo, posicionado no teto. Mesmo com o motor desligado, ele consegue manter o ar refrigerado e umedecido. Para aumentar a comodidade, o condutor pode acionar o aparelho por controle remoto, deitado em sua cama. Também como item de série, o Hi-Way traz ar-condicionado digital, com controle automático de temperatura e direcionamento do ar por teclas para o motorista e o ocupante.

Os assentos do motorista e passageiro contam com apoia-braços, regulagens pneumáticas de altura – com memória –, profundidade e inclinação, além de ajuste lombar, cinto de segurança integrado e revestimento de couro de série. A cama High-Comfort foi concebida com tecnologia viscoelástica, proporciona maior conforto, além de não se deformar, ser lavável e antimofo. A estrutura mede 2,0 m X 0,80 m.

O computador de bordo traz informações completas e precisas sobre a condução do veículo. Por meio dele, é possível visualizar níveis de pressão dos circuitos de freio, média de consumo de combustível, tempo de funcionamento do motor e indicador do nível de Arla 32, entre outras funcionalidades. Também o econômetro, integrado ao computador de bordo, é um importante auxílio para o gerenciamento da frota, pois aponta os parâmetros para uma direção mais eficiente, indicando consumo de combustível instantâneo e o nível de pressão do turbo.

Além disso, o Hi-Way possui piloto automático que permite manter a velocidade desejada sem a necessidade de pisar no acelerador, e limitador, que impede que a velocidade máxima programada seja ultrapassada mesmo com carga no pedal de aceleração. Ainda com o objetivo de dar maior segurança ao condutor, a cabine foi projetada para fornecer o máximo de visibilidade direta e refletida e, para as manobras, os dois retrovisores, auxiliar frontal e lateral, ampliam o campo de visão do motorista.

O novo caminhão Hi-Way recebeu o prêmio International Truck of the Year 2013, dedicado aos veículos comerciais na Europa, concedido pela imprensa especializada durante a feira de transportes de Hannover, na Alemanha. Para a Iveco a premiação significou o reconhecimento à inovação desse modelo em termos de design, conforto, espaço interno, ergonomia, tecnologia, segurança, desempenho e baixos custos operacionais.

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