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Viracopos e Iata discutem implantação do e-Freight

Próximo passo da digitalização dos processos no aeroporto será a utilização do e-AWB nas atividades de importação
Por Redação em 27 de julho de 2015 às 11h17

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), será o primeiro do país a implantar o projeto e-Freight, encabeçado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que visa substituir os documentos em papel por dados eletrônicos nas operações de carga aéra.

Neste mês de julho, um grupo de trabalho se reuniu em Viracopos para discutir as barreiras de entrada das cargas no país e, assim, mapear o plano de ação para a primeira fase do programa. Os participantes foram selecionados pela Iata devido à colaboração em outros projetos e ao conhecimento técnico na área.

O grupo contou com representantes da própria Iata, além da concessionária Aeroportos Brasil, Panalpina, Lufthansa, DB Schenker, American Airlines, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (Sindasp) e Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis).

O próximo item a ser implantado será o e-AWB Importação (Eletronic Air Waybill), que torna eletrônico o contrato de transporte entre o agente de cargas e as empresas aéreas. “Com o e-AWB não há mais a necessidade de imprimir, manusear ou arquivar o AWB de papel”, explica o Assessor de Negócios de Carga de Viracopos, Adam Cunha. Em 2014, o Aeroporto de Viracopos já havia implantado o e-AWB nas atividades de exportação.

De acordo com a Iata, dentre os benefícios do e-Freight estão a redução do transit time, o aumento da segurança e da disponibilização de documentos em tempo real, a melhora na comunicação entre as partes envolvidas e a diminuição de custos.

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