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Caminhão P320 híbrido Euro 6, da Scania

Veículo é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2
Por Redação em 21 de outubro de 2015 às 13h25 (atualizado em 09/05/2016 às 15h55)

A Scania apresenta para o mercado seu caminhão P320 modelo híbrido padrão Euro 6, que pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis. O veículo é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande quantidade de carga. O primeiro modelo da fabricante sueca será entregue em 2016.

Caminhão P320 híbrido Euro 6, da Scania
O motor básico é o Scania de 9 litros, com cinco cilindros em linha, de 320 cv. Ele funciona 100% a biodiesel, com HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou Fame (éster metílico de ácido graxo) e atende aos requisitos do Euro 6.

A capacidade dos caminhões híbridos de aumentar o aproveitamento, com a direção silenciosa e a redução do consumo de combustível, são fatores que refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas.

Em regiões onde biocombustíveis estão disponíveis, pode-se obter reduções na emissão de CO2 de até 92% com o HVO, por exemplo. Ao mesmo tempo, o híbrido pode atender às normas de poluição sonora internacionais, tais como a iniciativa European Quiet Truck/Piek Light, que está sendo implantada em um número crescente de cidades e países, e estipula um nível de ruído máximo de 72 dB ao dirigir em áreas de silêncio obrigatório.

A economia com o novo caminhão híbrido chega a 18% em um cenário típico de condução, comparado ao motor a diesel convencional. O motor elétrico e a ampla reserva de potência são inicialmente indicados para os estágios críticos finais de uma rota, por exemplo, ao dirigir em uma área urbana de silêncio obrigatório ou em ambiente fechado, livre de emissões. O reaproveitamento da potência de frenagem compõe dois terços da economia de combustível que a hibridização oferece. Outras contribuições ocorrem com o desligamento do motor em baixas velocidades e o uso eficiente do sistema elétrico auxiliar.

O caminhão pode ser conduzido em modo elétrico a uma velocidade de até 45 km/h, com o motor a combustão desligado ou em ponto morto a fim de acionar os sistemas auxiliares, tais como o compressor do freio.

Os componentes elétricos adicionais exigidos para a hibridização estão integrados a um módulo de potência híbrido montado diretamente na carroceria. Ele inclui a bateria, o sistema de controle, o sistema de resfriamento da bateria e o conversor de voltagem. O módulo é encapsulado e projetado para proteção contra colisão. A condução é auxiliada por uma unidade de direção eletro-hidráulica quando o veículo não está com o motor ligado. Todo o pacote híbrido, incluindo a bateria, acrescenta um total de 790 kg ao peso do caminhão.

O sistema de produção modular permite que um motor elétrico produzindo 150

kW (201 cv) e torque de 1.050 Nm fique entre o motor e uma versão especial da transmissão automatizada E-GRS895 com o Opticruise Scania de dois pedais. A capacidade nominal da bateria chega a 1,2 kWh, consumo moderado de energia com base no equilíbrio entre sua vida útil e a amplitude de condução.

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