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BTP inicia obras para melhorar tráfego em Santos

Companhia vai recuperar cerca de 1.000 metros da via que dá acesso aos terminais da margem direita do porto
Por Redação em 5 de setembro de 2013 às 10h20

A Brasil Terminal Portuário (BTP) iniciou nesta semana os trabalhos de recuperação da via nos cerca de 1.000 metros da Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como “Retão da Alemoa”, em Santos (SP). O trecho compõe o complexo da Avenida Perimetral e dá acesso aos terminais da margem direita do porto. Nas duas primeiras fases da obra, a BTP cederá duas faixas de rolamento de uso do terminal para o desvio do trânsito. A sinalização sobre os desvios de tráfego para auxílio na orientação dos motoristas, já foi implantada pela empresa no local.

A companhia investirá cerca de R$ 8,8 milhões na remodelação do trecho a fim de gerar mais fluidez e segurança ao tráfego. De acordo com a empresa, o projeto em execução está alinhado com as futuras obras a serem conduzidas pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para melhor o trânsito na margem direita do porto.

Prevista para ser concluída em nove meses, a reforma consiste na reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma faixa adicional será acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, serão sete pistas de entrada e saída.

Além do incremento de uma pista, outras melhorias serão sentidas pelos motoristas com a conclusão da reforma. Será implantada, por exemplo, uma rede de drenagem para escoamento de água nas pistas, o pavimento de paralelepípedos será substituído por asfalto em toda a extensão do trecho e haverá o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo para conversão e a intensificação da iluminação no local.

No último dia 28 de agosto, um desvio foi implantado no sentido Centro-Via Anchieta da pista para que os motoristas possam trafegar pela área interna do terminal da BTP, em duas pistas disponibilizadas pela empresa, até que os serviços da primeira fase da obra fiquem prontos, o que está previsto para 1º de dezembro. Já na segunda fase, na obra de reconstrução da pista no sentido Via Anchieta-Centro, o trânsito utilizará as pistas já reformadas e também a área cedida pela BTP, no sentido inverso. A obra prevê outras três fases e a meta é a de que todas estejam concluídas até junho de 2014.

Segundo a BTP, a implantação das obras não vai impactar o nível de serviço existente na avenida e se encontra em conformidade com os estudos desenvolvidos pelo Ministério Público, Codesp e Companhia de Engenharia e Tráfego de Santos (CET). Durante as cinco fases da implementação do projeto, a Guarda Portuária será responsável pela gestão do tráfego no local.

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