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Hamburg Süd e Aliança divulgam planos

Companhias anunciam renovação de frota e operação de terminal retroportuário
Por Redação em 4 de abril de 2013 às 16h39

A Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística apresentaram seus planos de investimentos para este ano, durante a realização da 19ª edição da Intermodal South America. O destaque fica por conta da chegada de quatro navios destinados à cabotagem e seis embarcações para operações de longo curso. Além disso, Julian Thomas, que acumula o cargo de diretor-superintendente das duas companhias, anunciou a criação da ATM Logística, também sob sua gestão. A nova empresa chega para administrar o Terminal Retroportuário que será instalado em Itapoá (SC).

O retroterminal, localizado a 4 km do Porto de Itapoá, demandará R$ 27 milhões em investimentos. O empreendimento possui uma área total de 66 mil m², terá capacidade para 7 mil TEUs e contará com 450 tomadas para contêineres refrigerados. Um armazém de 10 mil m² também fará parte da estrutura. Entre as cargas movimentadas estarão madeira, papel, produtos metalúrgicos, tabaco, arroz, bebidas, resinas e fibras.

A expectativa é a de que as operações sejam iniciadas em meados de junho. Neste primeiro momento, o retroterminal movimentará apenas contêineres vazios. De acordo com o executivo, numa segunda etapa o local estará apto para realizar ova e desova, além do serviço de cross-docking. “Faremos operações multimodais, utilizando frota terceirizada para realizar o transporte rodoviário”, diz. A princípio, afirma, a nova área atenderá o mercado de Itapoá, podendo, em dois anos, ampliar para outras localidades.

Cabotagem

Para atender a costa brasileira, a Aliança Navegação e Logística aposta na chegada de quatro navios com capacidade para 3.800 TEUs. Ao todo, a armadora investiu R$ 450 milhões para as aquisições. A primeira embarcação, denominada Sebastião Caboto, já está em operação. As demais entram nos dois serviços oferecidos – num total de 14 portos – até o final do ano.

Thomas revela que a frota de cabotagem da companhia soma atualmente nove embarcações de 2.500 TEUs. Com as novas, utilizadas para a renovação de parte dela, este número cairá para oito. O executivo revela que isso é possível uma vez que os navios adquiridos possuem boca de 37 metros e os antigos 32 m. “Conseguimos carregar mais carga com o mesmo calado de 12,5 m”, diz. A expectativa é de que a estratégia aumente em 30% a capacidade operacional na cabotagem. Em 2012, a Aliança movimentou 310 mil TEUs.

Longo Curso

Para as duas operações a partir da Costa Leste da América do Sul com destino à Ásia, sob a gestão da Hamburg Süd, Thomas anuncia a chegada de seis navios com capacidade para 9.600 TEUs. As embarcações irão substituir parte da frota composta por 11 navios de 7.100 TEUs, que serão remanejados para outras operações. O primeiro deverá entrar em operação no próximo mês de junho. O investimento para as aquisições não são revelados.

No Brasil, a Hamburg Süd movimentou, em 2012, 590 mil TEUs. Os novos navios, que compõem a série “Cap San”, irão escalar os portos de Rio Grande (RS), Itapoá e Itaguaí (RJ). Suape (PE) e Pecém (CE), apesar de não serem escalados nos serviços, também estão aptos para receber os navios de 9.600 TEUs.

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