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Daimler Truck anuncia testes de caminhões movidos a hidrogênio com grandes parceiros

Empresas como Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz participarão dos primeiros testes com caminhões Mercedes-Benz GenH2
Por Redação em 16 de janeiro de 2024 às 10h55
Daimler Truck anuncia testes de caminhões movidos a hidrogênio com grandes parceiros
Foto: Divulgação/Daimler Truck
Foto: Divulgação/Daimler Truck

A Daimler Truck está avançando na descarbonização do transporte com o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio, alcançando agora uma fase crucial. Após extensivos testes em campos de prova e vias públicas, os caminhões movidos por célula de combustível atingiram um estágio avançado de desenvolvimento, estando prontos para serem implantados em frotas de clientes. Nesse contexto, a Daimler Truck está produzindo a primeira frota de caminhões Mercedes-Benz GenH2, que será testada por empresas líderes como Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz.

A previsão é de que, até meados de 2024, essas empresas participem dos primeiros testes, visando obter experiência no transporte de longa distância livre de emissões de CO2 por meio de caminhões com célula de combustível. A frota, composta por cinco cavalos mecânicos atrelados a semirreboques, será utilizada em diversas aplicações no transporte de longa distância em rotas específicas na Alemanha, incluindo transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e botijões de gás.

Durante os testes iniciais, os caminhões GenH2 permanecerão sob supervisão e responsabilidade da Mercedes-Benz Trucks. Os veículos serão reabastecidos em postos públicos de hidrogênio líquido (sLH2) em Wörth am Rhein e na região de Duisburg. A Daimler Truck e suas empresas parceiras estão marcando um marco significativo ao demonstrar que o transporte descarbonizado com hidrogênio já é uma realidade.

Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela tecnologia de caminhões, destaca: "Com essa primeira frota, nossos caminhões com célula de combustível agora poderão ser testados na operação real dos clientes. É uma situação com ganhos para todas as partes, uma vez que nossos clientes ficam conhecendo a tecnologia de célula de combustível em suas operações diárias, enquanto nossa equipe de engenheiros consegue entender melhor as necessidades desses clientes para o desenvolvimento do produto".

Empresas como Wiedmann & Winz, DP World, Gerdes + Landwehr (Grupo Holcim), Air Products, INEOS e VERVAEKE estão ansiosas para adquirir experiência e prática por meio desses testes em suas frotas. Cada uma delas terá uma aplicação específica para os caminhões GenH2, demonstrando a versatilidade dessa tecnologia revolucionária.

A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido para o desenvolvimento da tecnologia, proporcionando uma densidade energética elevada e redução significativa nos custos de transporte. A tecnologia "sLH2" (hidrogênio líquido "sub-resfriado"), desenvolvida em conjunto com a Linde, será utilizada pela primeira vez na frota de testes em clientes, permitindo uma maior autonomia e carga útil.

A Daimler Truck e suas empresas parceiras planejam colaborar de forma transparente com outras empresas e associações no desenvolvimento de tecnologias de veículos e reabastecimento próprias, estabelecendo assim um mercado global para o processo de reabastecimento.

O caminhão GenH2 da Mercedes-Benz, cujo desempenho é comparável aos caminhões convencionais movidos a diesel, oferece uma carga útil de cerca de 25 toneladas e um PBTC de 40 toneladas. Com dois tanques de hidrogênio líquido e um sistema de célula de combustível, o GenH2 demonstra ser uma solução promissora para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância. A versão de série do GenH2 está prevista para ser introduzida na segunda metade da década.

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