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Nova linha Trakker Ecoline, da Iveco

Caminhão pesado traz novidades, como transmissão automática, que aliam o conforto à robustez do off-road
Por Redação em 3 de maio de 2012 às 12h11 (atualizado em 14/05/2012 às 11h30)

Nova linha Trakker Ecoline, da Iveco
Iveco-Trakker-2-site
A montadora Iveco apresenta ao mercado a nova geração da linha Ecoline do Iveco Trakker, caminhão pesado fora-de-estrada off-road. O veículo foi apresentado durante a feira agrícola Agrishow, no dia 30 de abril, em Ribeirão Preto (SP).

O primeiro veículo da nova linha é o Iveco Trakker 6x4, com 440 e 480 cv, e é mais econômico do que a versão anterior. Entre as novidades, estão transmissão automatizada, novas opções de entre-eixos e cabine leito. O modelo que apresenta aplicação mais versátil, com baixo custo operacional e grande disponibilidade de utilização, é ideal para atuar nas indústrias de cana, madeira e construção. O caminhão apresenta robustez e ao mesmo tempo mais conforto ao motorista, com painel moderno mais ergonômico e uma ampla lista de opcionais.

Outros aspectos diferenciados do caminhão são os bancos com suspensão pneumática e as forrações, feitas com material lavável. O espelho retrovisor angular vem no lado direito, para facilitar manobras, além dos retrovisores laterais externos bipartidos. De série, os veículos possuem climatizador, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico, entre outros.

Motorização

O motor Iveco-FPT Cursor 13 com tecnologia SCR, adequado à norma Proconve P7, apresenta novas potências. Passou de 380 cv e 420 cv para 440 cv e 480 cv, respectivamente, obtendo assim um aumento de 16% e 18% no torque, correspondentes a 2.100 Nm e 2.250 Nm. A força se exprime também no freio motor, com 415 cv a 2.400 rpm – que pode chegar a 975 cv com intarder, que é opcional, representando a maior potência de frenagem da categoria.

A plena utilização dessa forma é possível graças à transmissão ZF de 16 marchas, manual ou automatizada (na versão Eurotronic), com acionamento por teclas no painel. Um software inteligente faz com que a caixa escolha a marcha adequada para cada situação, sem escalamento. O software garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, reduzindo o desgaste da embreagem e melhorando o nível de ruídos.

Estrutura e robustez

Projetado especialmente para condições de exigência extrema, o caminhão possui chassi feito de aço especial, com longarinas de perfil mais alto e 10mm de espessura. Com isso, o novo caminhão tem carga útil de 35.500 kg e PBT técnico de 41.000 kg, com capacidade máxima de tração de 132 toneladas, podendo chegar, em condições excepcionais de operação, a 176 t.

O eixo traseiro possui capacidade para 32 t, bloqueio longitudinal e transversal e redução nos cubos, combinado com a suspensão tipo cantilever, com molas semi-elípticas de simples estágio e barra estabilizadora. Já o eixo dianteiro tem capacidade de nove t.

O modelo apresenta ainda para-choque dianteiro tri-partido de aço, resultando em menor custo operacional. A suspensão da cabine é de quatro pontos, com molas helicoidais que absorvem os impactos e garantem conforto para o motorista e durabilidade para o conjunto.

O filtro de ar heavy duty com filtros secundários, da maior segurança durante a manutenção do sistema de admissão de ar, componente imprescindível para veículos que operam em minas e em construções pesadas. O cano de escape vertical é opcional, os pneus de série são 11R22, mas com os pneus 325/95 R24, que são opcionais, o veículo pode operar também na mineração.

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