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MAN divulga plano de investimento em Resende

Montadora destinará, até 2016, R$ 1 bilhão ao desenvolvimento de produtos e ampliação da fábrica
Por Redação em 11 de novembro de 2013 às 9h52 (atualizado às 10h27)

A MAN Latin America anunciou, no final do mês de outubro, que manterá o plano de investimentos compreendido entre os anos de 2012 e 2016 e orçado em R$ 1 bilhão para as operações realizadas no estado do Rio de Janeiro. A estratégia foi confirmada pelo presidente da montadora, Roberto Cortes, ao governador Sérgio Cabral Filho durante evento realizado na fábrica da MAN, em Resende (RJ).

MAN---Divulgação-capa
Juntos, Cortes e Cabral assinaram ainda um acordo que assegura incentivos fiscais e financiamentos com taxas atrativas para o desenvolvimento de produtos e ampliação da capacidade produtiva na unidade fabril nos próximos anos. Vale lembrar que, nos anos de 2012 e 2013, a MAN Latin America já investiu R$ 500 milhões com essa finalidade.

Segundo o presidente, o governo do Rio de Janeiro foi mais uma vez parceiro nesse período de novos investimentos em Resende. “É uma sequência a outro ciclo de igual valor que realizamos entre 2008 e 2011, e aumentará a geração de renda que promovemos na região desde novembro de 1996, quando inauguramos nossa fábrica no estado”, diz.

Durante o anúncio dos investimentos, a montadora também revelou que o provedor logístico JSL e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga) compraram 100 caminhões cada um, dentro do recém-criado Programa de Incentivo à Renovação, Modernização e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro.

Renovação de frota

O Programa de Incentivo à Renovação, Modernização e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro pretende renovar, em pelo menos 30%, dentro de cinco anos, a frota de caminhões do estado. O Rio tem frota de 137 mil caminhões com idade média de 17,1 anos, embora mais da metade desses veículos rode há duas décadas. O objetivo do programa é reduzir a idade média para 12 anos até 2018. Para isso, o governo estimulará com incentivos fiscais a destruição de 40 mil caminhões, cerca de um terço da frota registrada no estado. Esses veículos deverão ser transformados em sucata nas recicladoras credenciadas – as siderúrgicas Gerdau e Votorantim.

Ao dar fim ao caminhão antigo, o caminhoneiro autônomo ou frotista obterá um certificado de destruição que o habilitará a comprar, em concessionárias e fabricantes de caminhões do Rio, um veículo novo com isenção de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O valor de face do certificado não poderá ser inferior a 7,8% do valor do caminhão novo.

O proprietário do veículo também terá direito a utilizar um crédito, equivalente aos 12% do valor do caminhão novo, para abater, em 48 parcelas, o ICMS a ser pago sobre as atividades do caminhão no estado.

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