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Concessionárias ferroviárias divulgam investimentos

Por Redação em 9 de novembro de 2006 às 16h32 (atualizado em 27/04/2011 às 19h02)

Aumento da malha ferroviária e compra de vagões são principais planos da ALL, MRS e CFN

Três das concessionárias ferroviárias brasileiras divulgaram durante a feira “Negócios nos Trilhos”, em realização no Expo Center Norte em São Paulo, os planos de investimento e as perspectivas de movimentação em 2007 e nos próximos anos. Bernardo Hees, presidente da ALL, em cujas mãos está o controle de 20 mil km de ferrovias, afirmou a intenção da empresa em investir R$ 2 bilhões na modernização das ferrovias nos próximos cinco anos. Parte deste montante será aplicado na reforma de vagões – 230 vagões-tanque, 432 graneleiros, 406 vagões-plataforma para clientes e mais 200 para a própria ALL e 119 vagões fechados para clientes –, na compra de 90 vagões-tanque novos e na troca de bitola de 350 vagões graneleiros.

Os investimentos em via permanente incluem a compra de 20 mil toneladas de trilhos/ano, a troca de perfis do Corredor Norte PR-Portos e do trecho Votuporanga-Araraquara (SP), e também a melhoria no trecho Campo Grande-Bauru. Outras obras a serem realizadas pela concessionária incluem a modernização da infra-estrutura dos terminais do Alto Araguaia e Alto Taquari, ambos no estado do Mato Grosso, e a instalação de 340 detectores de descarrilamento já em 2007, para melhoria da segurança operacional.

A MRS, responsável por 1.700 km de ferrovias nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fechará 2006 com um investimento total de R$ 657 milhões, completando o ano com um volume movimentado de 115 milhões de toneladas, segundo Júlio Fontana Neto, presidente da empresa. As projeções para os próximos anos indicam uma movimentação de 137 milhões de toneladas em 2007, 165 em 2008 e 179 em 2009.

Para atingir estes valores, a empresa está investindo na aquisição de locomotivas: 50 foram compradas este ano e 10 delas já foram entregues esta semana. Para realizar a primeira aquisição de máquinas zero quilômetro de sua história, a MRS fez uma parceria com a GE para o desenvolvimento de um modelo, o GE C-38 EMI, que foi dimensionado exclusivamente para ser utilizado na sua malha. As locomotivas utilizam a tecnologia Dash-9, considerada uma das mais modernas do mundo para equipamentos movidos a diesel.

Além destas, mais 100 locomotivas chegarão à empresa até 2009 – o segundo lote, composto por 10 máquinas, tem previsão de entrega no início de dezembro. Com relação à compra de vagões, os números são bem maiores: cerca de cinco mil serão comprados também até 2009, a maior parte deles com 132 toneladas de peso bruto. Fontana Neto divulgou ainda a intenção da empresa em construir uma nova oficina, mas o local ainda não foi definido – segundo ele, há grandes chances desta unidade ser instalada no município de Três Rios, situado no estado do Rio de Janeiro.

Ângelo José Baptista, diretor Comercial da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), apresentou os valores dos investimentos da empresa: em 2007 serão R$ 600 milhões e, em 2008 e 2009, o valor chegará a R$ 1,1 bilhão por ano, a serem aplicados principalmente na construção da Nova Transnordestina, ferrovia ligando o Piauí aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE). “Com a construção deste trecho, a CFN passará a ser uma ferrovia classe A”, afirma ele. Hoje, o transporte de combustíveis responde por cerca de 25% das cargas movimentadas na malha da empresa, seguidos pelos insumos para construção civil.

Alan Svaitner, diretor da FCA, e Marcelo Barros, diretor da EFVM – ambas pertencentes à CVRD – falaram apenas dos investimentos já realizados pela empresa, mas não apresentaram novos investimentos. Barros informou que, na EFVM, corre um projeto-piloto de utilização de biodiesel em duas locomotivas.

www.all-logistica.com
www.mrs.com.br
www.cfn.com.br

 


 

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