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Indústria ferroviária prevê crescimento

Por Redação em 14 de dezembro de 2010 às 14h15 (atualizado em 12/04/2011 às 10h45)

Setor deve encerrar 2010 com faturamento acima de R$ 3 bilhões

Segundo dados divulgados pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), a indústria ferroviária se encaminha para o final de 2010 com expectativa de faturamento em torno de R$ 3 bilhões, ante R$ 2,1 bilhões do ano anterior.

De acordo com as previsões, a indústria fabricante de vagões mais que triplicará o volume produzido em 2009. “Começamos o ano com uma previsão de fabricar 2.500 vagões, mas projetamos encerrar o exercício com 3,3 mil unidades produzidas e entregues ao mercado. O volume é bastante significativo, considerando que, em 2009, comercializamos apenas 1.022 vagões devido à crise internacional”, comenta Luiz Fernando Ferrari, vice-presidente do Simefre.

Com capacidade instalada para fabricar mais de cem locomotivas por ano, os fabricantes devem terminar 2010 com 65 unidades comercializadas, sendo 25 para exportação. Em 2009, as 22 locomotivas produzidas no país destinaram-se ao mercado externo.

Segundo Ferrari, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançado em 2009 por conta da crise econômica e prorrogado até 31 de março de 2011, alavancou as vendas de vagões e locomotivas. “Registramos também uma reação dos mercados externos de minérios, grãos e açúcar”, complementa.

Até o final de 2010, a indústria de carros de passageiros deve fabricar 421 unidades, das quais 41 deverão ser exportadas. O desempenho fica abaixo do resultado do ano passado, quando foram produzidos 434 unidades, das quais foram exportadas 374. O dólar baixo frente ao real tem prejudicado a competitividade da indústria ferroviária brasileira, que também sofre, como outros setores, os efeitos negativos decorrentes da elevada carga tributária, dificultando as exportações.

Para Ferrari, com a entrada do novo Governo Federal, a indústria fabricante de carros de passageiros deve aguardar investimentos substanciais, devido à crescente demanda nas grandes capitais com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que fazem do sistema metroferroviário uma prioridade.

A indústria ferroviária brasileira possui uma carteira de encomendas de 1.200 carros de passageiros, 150 locomotivas e nove mil vagões para os próximos dois anos, além de serviços de reparação e modernização de todos estes equipamentos.

De acordo com o Simefre, os empresários do setor projetam colocar no mercado cerca de cem locomotivas, 450 carros de passageiros e cinco mil vagões em 2011. O bom momento é fruto do aquecimento dos setores de mineração, grãos, açúcar e carga geral conteinerizada, bem como da expansão da malha ferroviária, com a incorporação de novos trechos da Ferrovia Norte-Sul, por exemplo.

www.simefre.org.br

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