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Estabelecido cronograma para construção do Ferroanel Norte

Audiência pública deverá ser realizada em janeiro de 2013, com a publicação dos editais e assinatura dos contratos entre março e julho do próximo ano
Por Redação em 26 de novembro de 2012 às 10h37 (atualizado às 10h41)

O governo do Estado de São Paulo e o Ministério dos Transportes estabeleceram, na última quinta-feira, 22 de novembro, que as obras do Ferroanel Norte, com 52 km de extensão entre as estações Perus e Manuel Feio, começarão em 2013. O prazo foi estabelecido após uma reunião que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, do ministro Paulo Sérgio Passos, do secretário de Logística e Transporte, Saulo de Castro, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço. A audiência pública deverá ser realizada em janeiro de 2013, com a publicação dos editais e assinatura dos contratos entre março e julho do próximo ano. A construção do Ferroanel tem como objetivo eliminar os problemas existentes atualmente com o compartilhamento de trilhos para o transporte de passageiros e de carga na região metropolitana de São Paulo.

A Dersa informou na última sexta-feira, 23 de novembro, que se encarregará do projeto executivo de infraestrutura, licenciamento ambiental, levantamento da faixa de domínio – área que será utilizada para a implantação da ferrovia – e gerenciamento da obra. A construção do Rodoanel Norte e do Ferroanel Norte permitirá uma sinergia de R$ 1,5 bilhão no custo das obras, além de reduzir o impacto ambiental e social do projeto.

O trecho Sul do Ferroanel, ainda sem prazos estabelecidos, também já começa a ser pensado. Atendendo pedido de ajuda feito pelo Governo Federal, a Dersa comunica que disponibilizará, sem custos, o acervo técnico produzido para as obras do Rodoanel Sul. Esses estudos serão utilizados pelo ministério dos Transportes para dimensionar os investimentos necessários para a execução das obras do trecho Sul da via ferroviária, que ligará Ouro Fino Paulista, em Rio Grande da Serra, a Embu Guaçu.

A construção do Ferroanel Norte será importante para o escoamento de cargas de valor agregado, ligando o interior do Estado ao Porto de Santos. Juá o Ferroanel Sul abastecerá principalmente a região de Sorocaba e o Sul do Brasil.

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