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Porto de São Francisco do Sul investe em melhorias

Por Redação em 24 de novembro de 2008 às 16h25 (atualizado em 18/04/2011 às 14h25)

Entre as iniciativas destacam-se as reformas dos berços, a ampliação da profundidade e construção de nova área

O Porto de São Francisco do Sul (SC) recebeu, no último dia 22 de novembro, o segundo navio de grande porte de sua história, o MSC Ancona. A embarcação mede 294 metros de comprimento, tem calado de 11 metros e capacidade para 4.809 TEUs – maior que o MSC Almeria que possui 292 metros e transporta 4.230 TEUs.
 
Segundo o diretor de Logística do Porto de São Francisco do Sul, Gilberto de Freitas, o terminal já está preparado para receber navios de até 300 metros e largura de 40 metros. “Desde 2003, em algumas áreas nosso calado já é de 13 metros”, diz. Freitas enumera as obras, ainda em andamento, nos berços públicos de São Francisco do Sul.

Nos berços 102 e 103, o trabalho consiste em serviços de reforma. A previsão é a de que as melhorias sejam finalizadas em meados do próximo ano e consumam R$ 25 milhões. Já no berço 101, hoje essencial na exportação de granéis, a obra reforçará a estrutura para transformá-lo num local para operação com contêineres. Orçada em R$ 10 milhões, a alteração tem a previsão de ser finalizada em 2010. Já no 201, de múltiplo-uso, serão empregados R$ 32 milhões na ampliação do cais para 250 metros, hoje com 160 m, e aumento da profundidade de 8 m para 13 m. O diretor espera que em agosto de 2009 essa obra esteja concluída.

De acordo com Freitas, 80% dos recursos são provenientes do governo Federal, o restante do poder estadual e estão contidos na chamada Agenda Portos.

Já na área arrendada, o Terminal Santa Catarina (Tesc), a iniciativa será transformar o berço 301, hoje de múltiplo-uso, em área de operação de contêineres. Além disso, será construído um pátio para contêineres, com 30 mil metros quadrados, para dar suporte à operação. A previsão é que as intervenções de engenharia, tanto de alteração quanto do pátio, sejam finalizadas já no início do próximo ano. Ao todo, R$ 100 milhões serão aplicados.

Ainda há outros projetos previstos. O diretor ressalta, por exemplo, a retirada da Lage da Cruz, localizada na bacia de evolução, iniciativa que facilitará a manobra e a entrada e saída das embarcações maiores. “Investimos R$ 14 milhões e concluiremos a obra até o final deste ano”, garante.

Freitas é otimista quanto aos números deste ano, graças às melhorias no Porto de São Francisco do Sul. “Esperamos movimentar oito milhões de toneladas”, calcula.

Para 2009, a meta é aprofundar o canal para 14 metros e aumentar a sua largura para 180 metros – hoje variável entre 120 m e 150 m. Com isso, revela o diretor, a expectativa é atingir no próximo ano 10 milhões de toneladas movimentadas.

Já há projetos para 2010. A idéia é construir um novo berço para granéis e mais um para contêineres. “Estamos na fase final de licenciamento junto ao Ibama. Até dezembro, conseguiremos a licença para, em seguida, lançarmos o edital para as obras”, diz.

www.apsfs.sc.gov.br

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