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Concluída a licitação para a dragagem no Porto do Recife

Van Oord Serviços de Operações Marítimas investirá R$ 21,5 milhões para a execução das obras; calado médio será de 11,5 metros
Por Redação em 13 de fevereiro de 2012 às 11h07

Concluída a licitação para a dragagem no Porto do Recife
Porto-do-Recife-site
O Porto do Recife publicou na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, que a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas foi a vencedora da licitação e será a responsável por realizar a dragagem do canal de acesso, da bacia de manobras e da extensão dos berços de atracação – do cais 00 ao 09.

Estão previstas a retirada de 711 mil m³ de areia, argila e material duro de uma área de 1,2 km². Com a dragagem, o local passará a ter 11,5 metros de profundidade, 2 m a mais que os atuais 9,5 m, e poderá receber navios de maior porte. Para o diretor-presidente do Porto do Recife, Pedro Mendes, este é mais um passo importante para o desenvolvimento e a consolidação do crescimento que o terminal vive neste momento.

A companhia vencedora da licitação investirá aproximadamente R$ 21,5 milhões para a execução das melhorias e terá 120 dias para realizar os procedimentos a partir da assinatura da Ordem de Serviço, que deverá ser feita em meados de março. Isso porque, antes do início das obras de dragagem, será realizada uma medição da profundidade atual, denominada de batimetria. Uma segunda batimetria está prevista para depois da dragagem. Os procedimentos são necessários para a fiscalização do serviço executado pela Van Oord.

O Porto do Recife realizou um processo de desassoreamento semelhante no final de 2009. Porém, à época, foi utilizada somente a draga de sucção, que suga os resíduos do fundo do mar. Durante os trabalhos foram descobertos trechos com solo mais consistente, especialmente na entrada do canal de acesso e em parte dos berços de atracação, que a draga não conseguiu puxar. Desta maneira, na ocasião não foi possível atingir o calado médio (a soma de profundidade de todos os trechos) de 11,5 m de profundidade.

O trabalho que será realizado desta vez foi dividido em dois procedimentos. O primeiro consiste na sucção dos materiais, enquanto o segundo está relacionado à dragagem mecânica (drag-line), que utiliza uma caçamba, conhecida como clan-shell, para cavar e quebrar os resíduos duros do solo.

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