Ibovespa
128.150,71 pts
(-0,10%)
Dólar comercial
R$ 5,10
(-0,55%)
Dólar turismo
R$ 5,32
(-0,28%)
Euro
R$ 5,55
(-0,49%)

Mesquita e Cosan fecham parceria

Por Redação em 16 de julho de 2004 às 16h15 (atualizado em 09/05/2011 às 12h14)

Já está funcionando desde maio e foi agora anunciada oficialmente a parceria entre a Mesquita Soluções Logísticas e a Cosan para o transporte de açúcar das usinas para o porto de Santos, rumo ao mercado internacional. A Mesquita é um dos maiores operadores logísticos do País e a Cosan, a maior exportadora privada de açúcar do Brasil e a terceira do mundo.

Pelo acordo, a Mesquita será responsável pelo transporte de um volume de 200 mil toneladas/ano de açúcar partindo de quatro usinas do cliente no interior paulista, nas regiões e Jaú e Piracicaba, descarregando diretamente nas instalações da Cosan no porto de Santos. Segundo José Roberto França Filho, diretor da Mesquita, o acordo visa profissionalizar o transporte e incrementar os negócios da exportadora em 7% ao ano.

Anteriormente, a Cosan trabalhava com transportadores autônomos, o que não dava homogeneidade ao transporte e causava fortes oscilações de frete entre safra e entressafra. Com a reestruturação de suas atividades de transporte ocorrida a partir de 2004, foram feitos contratos pulverizando as operações entre várias empresas, entre elas a Mesquita, escolhida em função de sua idoneidade, tempo de mercado e capacidade de investimento, entre outros atributos.

Pelo acordo com a Mesquita, as condições de frete serão regulares ao longo do ano e, na entressafra, a frota poderá ser utilizada para atender a outros segmentos.

Investimento - Para atender a essa operação – que tem contrato inicial de cinco anos para viabilizar investimentos – a Mesquita adquiriu 20 cavalos-mecânicos Mercedes-Benz e 22 carretas bi-trens Hopper, da Randon. "Esses equipamentos permitem maior agilidade no carregamento, que é feito por cima, e no descarregamento, que é feito por baixo, por gravidade através de uma válvula, diretamente nas esteiras, sem a necessidade de tombamento do veículo, como acontece normalmente na descarga de grãos.

Isso traz maior rapidez; permite a descarga completa de um bi-trem com 38 toneladas em apenas 20 minutos", assegura Luiz Bittencourt, responsável pelas operações da Cosan dentro da Mesquita. "Além disso, a carreta é completamente estanque e evita a perda de produto pelo caminho, o que é muito comum ocorrer", complementa França Filho.

Os caminhões rodarão 24 horas por dia e percorrerão rotas que variam entre 600 e 900 km ida e volta, dependendo da usina atendida. O veículo pára apenas uma vez para troca de motorista, nas instalações da Mesquita, e segue viagem.

Serão feitas entre 1,5 e duas viagens por dia, dependendo da distância. Segundo França Filho, os volumes iniciais poderão ser ampliados e, para isso, a operadora poderá até aumentar a frota disponível, dependendo do acordo firmado.

A parceria acontece num momento extremamente favorável, em que as exportações de açúcar apontam para o crescimento. O Brasil é o maior exportador mundial do produto, com 13 milhões de toneladas anuais. A Cosan responde pela exportação de 2 milhões de toneladas anuais e espera, para este ano, um crescimento de 7% sobre este total.

Para José Roberto França Filho, o acordo firmado é extremamente favorável a todas as partes: para a Mesquita, por dar garantias de carga por cinco anos, viabilizando o investimento e a rentabilidade; para a Cosan, por possuir um fornecedor de transporte altamente especializado, com interesse e condições de investir para o aprimoramento e redução de custos nas operações.

www.grupomesquita.com.br

Leia mais na edição de agosto da Revista Tecnologística

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar