Domingo, 22 de julho de 2018
Dólar R$ 3,77
Euro R$ 4,41
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Engenharia
B2B
Comércio eletrônico entre empresas
B2C
Comércio eletrônico entre empresas e consumidor.
BAA
Broad Agency Announcement
BACK SCHEDULING
Técnica para se estimar as datas de início e tempo de duração.
BACKFLUSH
Dedução dos registros de inventário, da relação de partes e componentes utilizados na montagem ou pré-montagem, calculada pela desagregação das fichas de engenharia e em especial a listagem dos materiais.
BACKLOG
Carteira de pedidos dos clientes, ainda não atendida.
BACKORDER
Demanda de itens, que não podem ser atendidas por falta de estoque destes itens.
BAG-IN-BOX
Embalagem formada por um saco plástico com válvula especial e que vai dentro de uma caixa de cartão para preservar a sua estrutura.
BALANCEAMENTO
Tarefa de distribuir os elementos de um trabalho de maneira adequada entre as duas mãos de um operador.
BALANCETE
Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.
BALANÇA BÁSICA
Resultado líquido das importações de mercadorias e serviços, transferências unilaterais e fluxos de capital de longo prazo.
BALANÇA COMERCIAL
Resultado líquido das importações e exportações de mercadorias e serviços relatados na balança de pagamentos.
BALANÇA DE PAGAMENTOS
Demonstrativo resumindo os fluxos de mercadorias, serviços e fundos entre residentes no país e o resto do mundo.
BALANÇO
Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo.
BALANÇO DO CAMINHÃO
Distância entre o plano vertical passando pelos centros das rodas traseiras extremas, e o ponto mais recuado do veículo considerando-se todos os elementos rigidamente fixados ao mesmo.
BALANÇO OPERACIONAL
Nos casos de produção repetitiva é o ajuste entre o produto do ciclo de processamento, com a demanda de componentes e partes para alimentar a montagem final, como requerido pelo mercado.
BALANÇO PATRIMONIAL
Relatório contábil que apresenta os elementos componentes do patrimônio de uma organização: Ativo, representado pelos direitos adquiridos e Passivos que representa as obrigações e dívidas contraídas.
BALDE
Recipiente com capacidade em torno de 20 litros, com tampa e provido de alça.
BAM
Bottleneck Allocation Methodology
BANCO CENTRAL
Banco que age por conta do governo, com direito de emitir moeda, administrar meios de pagamento, taxas de juros, disponibilidade de crédito, valor da moeda externamente ao país e administração das reservas de câmbio.
BANCO CENTRAL DO BRASIL
Órgão federal que executa a política monetária do governo, administra as reservas internacionais do País e fiscaliza o Sistema Financeiro Nacional.
BANCO CORRESPONDENTE
Banco localizado em uma área geográfica, que aceita depósitos de um banco de outra região e fornece serviços como propostos deste outro banco.
BANCO DE HABILIDADES
Armazenamento de informações na mente humana, que permite ao indivíduo viver em sociedade, e interpretar corretamente todas as percepções de seus sentidos.
BAND WIDTH
É a diferença entre a mais alta e a mais baixa freqüência de transmissão de um canal.
BANDEJA
Tabuleiro, fabricado em materiais diversos, munidos de bordas e sem tampa para embalamento de materiais prontos para o uso.
BANNERS
Anúncio em página da Web que leva ao site do anunciante.
BAQUELITE
Plástico termofixo criado por Leo Baekland em 1907, com base no fenol-formaldeido, semelhante à madeira podendo ter carga para alteração de sua resistência e aspecto.
BARRA
Elemento do código capaz de absorver a luz do scanner.
BARREIRA
Proteção proporcionada pelos materiais utilizados na embalagem de contenção a agentes físicos, químicos e biológicos do ambiente.
BARRICA
Recipiente com formato de um tambor fabricado em diversos materiais derivados da madeira, geralmente com revestimento de filme plástico, para conter pós e pastas.
BARRIL
Recipiente com forma abaulada, fabricado em madeira ou alumínio, dedicado a conter líquidos.
BASE STOCK SYSTEM
A ordem de retirada de material é duplicada e cópia é remetida aos estágios da produção para ressuprimento dos estoques.
BASTONETES
Fotorreceptores finos e retos que reagem aos níveis de iluminação fraca, e dão reações em preto e branco.
BATCH
Sistema produtivo que determina uma quantidade adequada a ser processada num determinado período básico, muitas vezes necessário para a finalização de determinada quantidade de produtos acabados.
BATCH CARD
Instruções para a produção que contem quantidades e número do lote dos ingredientes a serem utilizados, variáveis do processo, instruções de embalamento e acondicionamento dos produtos finais.
BAUDOT
Código similar em conceito ao ASCII, utilizado inicialmente no tráfico telegráfico.
BAUHAUS
Escola de arte dirigida por Walter Gropius em 1919, com objetivos de vincular a arte a industria, centro criativo de design do modernismo.
BAUXITA
Óxido de alumínio hidratado, AL2O3. 2H2O.
BAÚ
São carrocerias fechadas com chapas de alumínio e com cubagem padrão.
BBS
Bulletin Board Service
BCP
Business continuation plan
BENCHMARK
Padrão para medidas ou avaliações. Melhor marca alcançada no mercado. Ponto de referência para observação.
BENCHMARK MEASURE
Conjunto de avaliações ou métricas derivadas de empresas “best in class” que são utilizadas para o estabelecimento de objetivos para melhoria dos processos, funções, produtos etc.
BENCHMARKING
A maioria das metodologias existentes, se limitam a comparar a empresa com os líderes do setor. O enfoque do Benchmarking compara os produtos e processos da empresa com os líderes mundiais, independente do setor de atuação. O objetivo é buscar o "melhor" absoluto e colocá-lo como referência do objetivo de um plano detalhado que permita, num tempo predeterminado eliminar a diferença em relação aos líderes.
BENCHMARKING
Mensuração contínua da performance dos produtos, serviços, custos, e práticas em comparação com a concorrência ou empresas que possuem a qualificação de melhores nesta classe de atividade.
BENCHMARKING
Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação do benchmarking.
BENCHMARKING COMPETITIVO
Atividade da busca das melhores práticas junto aos concorrentes diretos da empresa.
BENCHMARKING FUNCIONAL
Atividade da busca das melhores práticas junto a organizações reconhecidas como líderes numa determinada função em qualquer indústria ou mercado.
BENCHMARKING GENÉRICO
Atividade da busca das melhores práticas genéricas de empresas reconhecidas como sendo de “classe mundial”
BENCHMARKING GENÉRICO
Busca das melhores práticas genéricas de empresas reconhecidas como sendo de “classe mundial”
BENCHMARKING INTERNO
Atividade da busca das melhores práticas junto a outros departamentos, divisões ou unidades de uma mesma empresa.
BENEFÍCIOS
Dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição distribuídos, por uma empresa, a seus acionistas.
BENS
O que é propriedade de alguém, estabelecendo-se a posse e o domínio.
BENS DE CAPITAL
Bens destinados a produzir riquezas.
BERÇO
Receptáculo para posicionar devidamente o produto, e evitar o seu deslocamento dentro de uma caixa de papelão ondulado.
BEST IN CLASS (BIC)
Melhor da Categoria. Denominação dada ao melhor elemento da categoria disponível no mercado.
BI-PARTIÇÃO
Característica de uma peça do produto em desenvolvimento, que possibilitará a conformação em ferramenta que se abrem transversalmente à máquina, como um estampo ou um molde de injeção ou sopro. Poderemos ter bi-partição pura, ou a peça apresentar algum ponto que não tenha extração e necessitará da instalação de gavetas, que se abrem ao se extrair a peça, condição que tornará a produção da peça mais onerosa.
BIAS
Desvio consistente da média em direção para cima ou para baixo.
BILL OF LADING
Expressão que é derivada de ladder, a escada do portaló das embarcações à vela. Assim, uma tradução literal de bill of lading seria nota de embarque, embarque este feito por trabalhadores braçais que subiam pela escada do portaló (ladder). Uma tradução corrente do termo seria conhecimento de embarque marítimo.
BILL OF LANDING
Contrato de frete e recibo, para transportar de um lugar para outro e entrega para determinada pessoa ou empresa, servindo para reclamações no caso de perdas, demora ou danos na mercadoria.
BILL OF LANDING
Documentos que servem como recebimento ou contrato entre o embarcador a o transportador, e também servem documentação das mercadorias durante o embarque.
BIN
Dispositivo de armazenamento dedicado para acumular peças pequenas e em grandes quantidades.
BINARY
Sistema de números base dois com um dígito 0 e outro dígito 1.
BIOECOLIA
Produto ecologicamente correto.
BIOS
Basic Input/Output System
BISNAGA
Tubo de folha metálica ou plástica com esvaziamento por compressão.
BISYNC
Sistema binário para a transmissão sincronizada de dados utilizada na transmissão contínua e alta velocidade.
BIT
Informação unitária básica utilizada pelos computadores.
BITMAP
Modo de descrever e exibir uma imagem na tela, pixel por pixel. A imagem é dividida nos pontos de uma matriz. Cada ponto é gravado com seu valor particular de luminosidade e cor formando um mapa (map) dos pontos (bit). Mesmo as áreas sem desenho (fundo) fazem parte do arquivo. Trabalham as imagens com variações complexas de cores, tons ou formas, como fotos, gravuras ou imagens digitalizadas de vídeo, câmeras fotográficas digitais ou escaneadas.
BITMAP
Uma composição gráfica formada por dots ou pixels.
BLACK BELT
Profissional também denominado de “faixa preta”, com formação de nível superior, sólidos conhecimentos da filosofia Six Sigma, bom domínio das ferramentas da qualidade e capacidade de liderança de equipes. Deve atuar como agente de mudanças, coordenando ativamente os trabalhos da equipe em projetos de melhoria de processos e, assim, alavancar o desdobramento do programa Six Sigma em sua organização.
BLACK BOX
O sistema Black Box o fornecedor parceiro, são abastecidos com todas as especificações funcionais a são solicitados a completar todas as especificações técnicas, definindo inclusive os materiais a serem utilizados e a realizarem todos os desenhos de engenharia dos componentes a ser fornecido.
BLANK
A folding carton after die-cutting and scoring but before folding and gluing.
BLENDING
Processo de mistura de dois ou mais lotes de materiais não idênticos, para se chegar a um lote diferente e homogêneo, que receberá uma nova classificação.
BLISTER-PACK
Recipiente formado a vácuo em forma de bolha, a partir de folhas de PVC, aplicado sobre cartão com verniz termoplástico destinado a embalar produtos de pequenas dimensões, ou quando se pretende expandir pela embalagem a área de comunicação para promoção.
BLOCK-TRADE
Leilão de grande lote de ações nas bolsas de valores.
BLOQUEIO DE POSIÇÃO
Operação pela qual um aplicador impede o exercício de sua posição mediante a compra, em pregão, de uma opção da mesma série da anteriormente lançada.
BLS
Bureau of Labor Statistics
BLUE CHIP
Em geral, ações de empresas tradicionais de grande porte, com grande liquidez e procura no mercado de ações.
BM
Breakdown Maintenance
BM
Buffer Management
BMP (BIT MAP)
É o formato mais comum de arquivo de imagem. Todos os programas gráficos, tanto os mais simples quanto os profissionais conseguem abrir e ler este formato.
BODYSIDE
Soldagem de pontos de laterais do carro com os seus reforços internos.
BOLSA DE VALORES
Associação civil sem fins lucrativos, cujos objetivos básicos são, entre outros, manter local ou sistema de negociação eletrônico, adequados à realização, entre seu membros, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; preservar elevados padrões éticos de negociação; e divulgar as operações executadas com rapidez, amplitude e detalhes.
BOLSA EM ALTA
Quando o índice de fechamento de determinado pregão é superior ao índice de fechamento anterior.
BOLSA EM BAIXA
Quando o índice de fechamento de determinado pregão é inferior ao índice de fechamento anterior.
BOLSA ESTÁVEL
Quando o índice de fechamento de determinado pregão está no mesmo nível do índice de fechamento anterior.
BOLT UP
Colocação das partes móveis de uma carroceria.
BOM
Bill Of Materials
BONIFICAÇÃO EM AÇÕES (FILHOTES)
Ações emitidas por uma empresa em decorrência de aumento de capital, realizado por incorporação de reservas e/ou de outros recursos, e distribuídas gratuitamente aos acionistas, na proporção da quantidade de ações que já possuem.
BONIFICAÇÃO EM DINHEIRO
Distribuição aos acionistas, além dos dividendos, de valor em dinheiro referente a reservas até então não incorporadas.
BOOM
Fase no mercado de ações em que o volume de transações ultrapassa, acentuadamente, os níveis médios em determinado período, com expressivo aumento das cotações.
BOOT
Iniciar um computador. (bootstrap program - que carrega e inicia o sistema operacional).
BOTIJÃO
Recipiente destinado a conter fluidos ou gases sobre pressão.
BOX
Área de acumulação de cargas de um mesmo destino ou para um determinado destino para descarregamento e carregamento de veículos.
BOX-JENKINS
Atividade de previsão baseada na regressão e modelos de média móvel. O modelo não é baseado em regressão de variáveis independentes, mas em observações passadas do item, cuja demanda deverá ser prevista na condição de “times lags” variáveis e na condição de um valor prévio do erro da projeção.
BOXING
Reembalamento para garantir da qualidade das peças durante a viagem internacional, é feito o projeto e implementação de novas embalagens.
BÔNUS
Título que evidencia a responsabilidade da parte emitente, negociável e de longo prazo.
BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO
Título negociável que dá direito à subscrição de novas ações, emitido por uma empresa, dentro do limite de aumento de capital autorizado em seu estatuto.
BPF
Boas práticas de fabricação.
BPR
Business Process Reengineering
BRAINSTORMING
É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as idéias bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas idéias.
BRAINSTORMING
Sistema para auxiliar grupos para a geração desinibida de idéias, a respeito de um assunto em particular. As idéias não são discutidas ou revista, a não ser depois de terminada a seção, separando a geração da avaliação das idéias.
BRAINWRITING
É uma variação do brainstorming, onde os participantes devem escrever sobre as suas idéias.
BRAND MANAGEMENT
O conceito de brand management (gestão de marcas) significa o desenvolvimento sistemático do valor de uma marca. Longe vão os tempos em que era apenas uma função de ligação entre o departamento de produção e as agências de publicidade. A partir dos anos 80, as empresas começaram a considerar a imagem de marca como um ativo estratégico das empresas (algumas lhe atribuem um valor nas suas demonstrações financeiras). O objetivo da gestão de marcas é criar uma identidade largamente reconhecida pelo mercado-alvo a atingir. A atribuição de um nome ou uma marca a um produto designa-se branding.
BREAK-BULK
Transporte de carga em geral no setor marítimo.
BREAK-EVEN – PONTO CRÍTICO
É um modo simples e eficaz de medir a rentabilidade (ou prejuízo) de uma empresa ou de uma operação financeira. Permite igualmente fazer simulações alterando as variáveis de cálculo. O objetivo desta análise é a determinação do break-even point (ponto crítico), no qual o valor das receitas da empresa é igual aos seus custos totais (somatório dos custos fixos e variáveis). Logo, este será o ponto crítico em que a empresa nem perde nem ganha dinheiro. Acima do break-even point a empresa terá lucros, e abaixo dele terá prejuízos. A empresa no ponto crítico tem uma tendência em passar parA o prejuízo e não para o lucro.
BREAKTROUGH
Atingir um nível superior de competitividade através de uma ruptura dos procedimentos atuais; concentração das ações de melhoria nos processos.
BRIEFING
Resumo do assunto que está sendo divulgado aos meios de comunicação
BRILHANÇA
Descrição subjetiva da intensidade luminosa.
BROADCASTING
Envio de uma mensagem para múltiplos destinatários., garantindo que todos receberão a mesma mensagem e no mesmo tempo.
BROKERAGE HOUSE
Empresas de intermediação de fretamento marítimo.
BS
British Standard
BTC – BANCO DE TÍTULOS CALISPA
Serviço oferecido pala Calispa, no qual o investidor tem a possibilidade de disponibilizar suas ações custodiadas na BOVESPA (doadores) para empréstimo a outros investidores interessados (tomadores).
BUC
Business unit contribution
BUCKYBALL
Representação compostas por pentágonos e hexágonos na forma de uma bola e que representa a molécula C60 com sessenta átomos de carbono, semelhante a uma estrutura geodésica.
BUDGET
Plano que demonstra uma estimativa das receitas, despesas e custos relacionados com uma atividade planejada. Fornece a base para o controle da operação.
BUFFER
Área da memória onde a informação é guardada até ser processada. Compensa o fato de parte do sistema ser mais rápido do que outra.
BUNDLE
A unit of boxboard containing 50 pounds of sheets.
BUNDLED
Preço integral de um sistema, com hard e soft, sem nenhuma cotação em separado.
BURSITE
É um processo inflamatório das bolsas sinoviais, localizadas entre os ossos do tendão das articulações do ombro. Sinóvia é um humor viscoso das articulações que lhes facilita os deslocamentos e que é secretado pela membrana sinovial.
BURSTING STRENGTH TEST
A test that measures the degree of resistance of a material to bursting.
BWR – BAR WITH REDUCTION
redução da largura das barras de um código feito diretamente no filme master para compensar distorções de impressão.
BYTE
É uma seqüência de oito bits.