Quarta-feira, 25 de abril de 2018
Dólar R$ 3,49
Euro R$ 4,25
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Engenharia
GAAP
Generally Accepted Accounting Principles
GAMUT
É o alcance das cores que podem ser formadas por todas as possíveis combinações de colorante em qualquer sistema de produção de cor.
GANHOS ATIVOS
Resultado do exercício da engenharia ativa, com a melhoria do desempenho.
GANHOS PASSIVOS
Resultado do exercício da engenharia passiva, com reduções de custo das estruturas de suporte.
GAP DE CÂMBIO
Período entre os vencimentos para aquisições e os vencimentos para vendas de cada moeda estrangeira.
GARANTIA DA QUALIDADE
Ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover confiança adequada de que um produto ou serviço atenda aos requisitos definidos para a qualidade.
GARANTIA DA QUALIDADE
Garantia de que a qualidade do produto é satisfatória, confiável e econômica para o consumidor.
GARANTIA DA QUALIDDE
Conjunto de Atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade e demonstradas como necessárias, para prover confiança adequada de que uma entidade atenderá os requisitos para a qualidade.
GARGALO
Uma facilidade, função, departamento, ou recurso cuja capacidade é menor do que a necessidade da demanda.
GARRAFEIRO
Engradado de madeira ou plástico, destinado a proteger e manusear garrafas.
GATEWAY
A point of interconnection: the open dor between one electronic network and another.
GATT
General Agreement on Tariffs and Trade.
GCR – GRAY COMPONENT REPLACEMENT
Sistema que substitui a cor minoritária por preto. O amarelo em pequeno porcentual numa cor absorve o utltravioleta e suja a cor. Neste caso o amarelo é componente cinza, que deverá ser substituído por preto.
GED
Gerenciamento eletrônico de documentos.
GENÉTICA DA MANUFATURA
Ações e procedimentos tomados durante a definição dos requisitos de mercado, desenvolvimento do produto e "try out" que determinam a formatação de uma manufatura fácil, flexível e econômica.
GENÉTICA DA QUALIDADE
Ações e procedimentos tomados durante a definição dos requisitos de mercado, desenvolvimento do produto, e "try out" que resultam em um produto que atende às especificações do mercado, e é naturalmente fabricado com qualidade.
GERENCIA DE MARCA
Atividade executiva que acompanha marcas corporativas, genéricas, por atributos ou de segmento de mercado, tratando dos aspectos conceituais, memorização, preservação, mercadológicos, econômicos e exercendo atividades corretoras das disfunções.
GERENCIA DE MERCADO
Atividade executiva que acompanha um mercado ou segmento de mercado, oferecendo a este mercado todos os produtos ou família de produtos da corporação e tratando dos aspectos mercadológicos, econômicos, de manufatura, e exercendo atividades corretoras das disfunções.
GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS
Tarefas de colaboração entre o fabricante e o varejista, para administrar categorias de produtos no ponto de vendas como se fossem unidades estratégicas de negócios, abrangendo também a cadeia de abastecimento, marketing e merchandising.
GERENCIAMENTO DE CORES
É a ferramenta para tornarem combatíveis as cores das imagens originais, as cores captadas pelos dispositivos de entrada e as cores reproduzidas nos dispositivos de saída.
GERENCIAMENTO DE PRODUTO
Atividade executiva que acompanha um produto, ou uma família de produtos nos aspectos mercadológicos, econômicos de manufatura, e exerce atividades corretoras das disfunções.
GERENCIAMENTO DO SISTEMA
Atividades exercidas para manter a rede funcionando e provendo acesso para os vários usuários.
GERENCIAMENTO VISUAL
Conjunto sistematizado de controles que capacitam um indivíduo a reconhecer o padrão e qualquer desvio.
GERÊNCIA DE ESTOQUES
Atividades responsável pelo controle, inventário e programação das necessidades de material e das providências necessárias ao seu provimento, utilizando a análise da movimentação dos estoques com base nos registros quantitativos.
GESTALT
A expressão significa padrão e baseia-se no fato da visão humana reconhecer determinados padrões.
GESTÃO AUTOCRÁTICA
Expressão para designar uma gestão gerencial, que inibe a comunicação entre funcionários de departamentos diferentes e canaliza a informação e decisão somente no nível gerencial com perda de comunicação entre os níveis inferiores dos departamentos.
GESTÃO DA MUDANÇA
A idéia não é propriamente nova. O que mudou foi à própria natureza da mudança, que de incremental e passível de previsão passou a descontínua, veloz e imprevisível. Segundo o livro Fast Forward, tema de capa desta edição, as três forças geradoras da mudança são a tecnologia, a desregulamentação e a globalização. Os gestores devem preparar-se para a mudança através da resposta a três perguntas fundamentais: como será a organização do futuro? Qual o processo de mudança ideal? Qual o tipo de competências que é necessário?
GESTÃO DA OPERAÇÃO
Atividade para fornecer um serviço ou produto ao cliente, a um preço aceitável e produzido de maneira eficiente e a um custo baixo.
GESTÃO DA OPERAÇÃO
É a administração de um sistema que fornece mercadorias e serviços, envolvendo também o projeto, planejamento e controle deste sistema.
GESTÃO DA QUALIDADE
Todas as atividades da função gerencial que determinam a política da qualidade, os objetivos e as responsabilidades, e os implementam por meios como planejamento da qualidade, controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema da qualidade.
GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL
Modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso em longo prazo através da satisfação do cliente, e dos benefícios para os membros da organização e para a sociedade.
GESTÃO PELA PRODUTIVIDADE SISTÊMICA
Produtividade Sistêmica é a integração de fatores de uma organização que visa por meio de uma constante evolução o melhoramento destes mesmos fatores, criando assim uma sinergia que tem por finalidade contribuir não só para o melhoramento da organização, mas também da sociedade como um todo. Estes fatores estão divididos em: pessoas, recursos naturais, inventário, meios de produção e gestão, com dois referenciais de produtividade que são comparação de resultados e distribuição do valor adicionado.
GESTÃO POR DIRETRIZES
Gestão ligada ao plano de negócios, concentrada em prioridades fundamentais, união coerente do processo botom-up e top-down, obstinação no gerenciamento, aplicação do PDCA e relações causa e efeito.
GESTÃO POR OBJETIVOS
Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gestão por objetivos (management by objectives - MBO) descreve um sistema de gestão em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual é o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário à concretização. É uma técnica popular em todo o mundo. Há, no entanto, três críticas clássicas à sua aplicação: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e não promove o trabalho de equipe.
GESTÃO POR POLÍTICAS
É o instrumento administrativo que permite realizar a lógica gerencial de "administrar por prioridades" respeitando a curto-prazo as políticas polianuais da empresa, permite desenvolver o sistema gerencial, a organização e a cultura para realizar a estratégia CWCQ dentro da empresa, As principais características da Gestão por Políticas são: a ligação direta ao Plano do Negócio, a concentração em algumas prioridades fundamentais (determinada por alguém da alta administração), a união coerente de processos bottom-up e top-down, o gerenciamento contínuo e sistemático do processo para perseguir os objetivos, a rigorosa aplicação do método PDCA e a ênfase nas relações de causa-efeito.
GHOSTING
É a fixação de substancias voláteis no papel, produzidas pela sublimação de alguns tipos de pigmentos, defeito visto na página precedente da impressão na forma de uma sombra clara.
GIF
São arquivos que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para Internet. Tem como vantagem não perder qualidade da imagem quando alterado o seu tamanho original.
GIF
Graphic Interchange Format
GIF – GASTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO
São os custos da produção, que não podem ser identificados diretamente no produto ou em qualquer departamento de serviço, produção, montagem ou embalamento.
GIF – GRAPHIC IMAGE FORMAT
Formato de arquivo utilizado na WWW.
GIS
Geographic Information System
GIS
Graphical Information System
GIS – GEOGRAPHIC INFORMATION SYSTEM
Ferramentas que une dados geo-referenciados, em mapas digitalizados.
GLN
Abreviação para EAN/UCC Global Location Number (Número Global de Localização EAN/UCC), que utiliza a estrutura de numeração padrão EAN/UCC-13.
GLOBAL SERVICE MANAGEMENT
É uma abordagem que persegue a plena satisfação do cliente, atribuindo uma particular ênfase à qualidade do serviço. Nos complexos produtivos ou organizacionais com o cliente final, e em particular nas organizações de serviços, esta abordagem é fundamental para assegurar-se que as pessoas em contacto diretas com o cliente ("front line") saibam garantir sua satisfação.
GLOBAL SOURCING
Compras realizadas mundialmente para suprir as operações globais da empresa, com vantagens na redução do custo e a melhoria da qualidade.
GLOBALIZAÇÃO
A tecnologia de informação deram origem a uma verdadeira aldeia global. Para os gestores, o termo significa a integração mundial das atividades de uma organização. É uma etapa mais avançada da internacionalização, em que os processos são organizados à escala global, como se o mundo fosse um único país. A globalização diz respeito a todas as funções da empresa, mas muitas vezes é apenas limitada ao marketing. Nesta área, Theodore Levitt foi o primeiro guru a alertar para a homogeneidade global das preferências dos consumidores.
GMF – GRUPOS MULTIFUNCIONAIS
Grupos de Melhoria Contínua (Kaizen), oriundo do CCQ (Círculo de Controle de Qualidade), porém, com um direcionamento mais intenso além da flexibilidade e dinamismo na formação da equipe que pode incluir membros de diferentes áreas (multifuncionais).
GMP
Good manufacturing pratices.
GMROI
Gross Margin Return on Investment
GND
Ground
GONIOCROMATISMO
Fenômeno da variação de cor de um objeto de acordo com o ângulo de iluminação ou visão.
GOODS MOVEMENT
Trata-se do processo físico de movimentação de mercadorias entre o fornecedor e seus clientes.
GPS
Global Positioning System.
GRADE
Categorias para distinguir itens que tenham a mesma utilização funcional, mas não atendem aos mesmo requisitos da qualidade.
GRADE
Presença no ponto-de-vendas dos produtos que atendem a todas as medidas dos clientes, como tamanhos de roupas ou de sapatos.
GRAMATURA
Peso do metro quadrado de um papel ou papelão simples ou ondulado.
GRAMPOS
Fixador metálico destinado a unir partes da embalagem.
GRÁFICO DE GANTT
Uma ferramenta simples que usa barras horizontais para mostrar quais tarefas podem ser executadas simultaneamente ao longo da vida do projeto. As atividades são listadas na vertical, as datas na horizontal e a duração destas atividades na forma do comprimento de uma barra, que mostra as performances atuais, comparadas com a performance planejada.
GRÁFICO DE PARETO
Diagrama que representa a distribuição de freqüência dos problemas da maior para a menor freqüência. Usado para hierarquizar os ataques aos problemas existentes.
GREEN BELT
Profissional também denominado de “faixa verde” que, no desenvolvimento de um programa Six Sigma numa empresa, colabora em tempo parcial, apoiando a realização dos projetos dos Black Belts ou conduzindo projetos menos complexos. Dependendo dos resultados demonstrados e do aprimoramento de seus conhecimentos, pode ser promovido a Black Belt.
GRUPO DE PROJETO
Profissionais de diversas origens, associados a uma equipe permanente de projeto, agrupados para o desenvolvimento de um projeto especifico, que necessita de conhecimentos variados a serem proporcionados pelos profissionais convocados para a formação do grupo de projeto.
GRUPO DE TRABALHO AUTÔNOMO
Equipe de produção que opera numa tarefa dedicada, delegada pela Direção e com pouca ingerência externa com respeito relatórios, supervisão, interferência ou mesmo ajuda.
GRUPOS CONCORRENTES
São Equipes de Projeto que trabalham em paralelo e de forma organizada e depois dos anteprojetos desenvolvidos, fundem-se numa nova Equipe de Projeto, que irá necessariamente aproveitar todas as boas idéias dos anteprojetos, para se chegar a uma solução aprimorada.
GRYNESS
Grau de contaminação de uma tinta medida pelo componente cinza, resultado da mescla das três cores gráficas.
GTIN
Abreviação para EAN/UCC Global Trade Item Number (Número Global de Item Comercial EAN/UCC). Um GTIN pode usar a estrutura de numeração padrão EAN/UCC-8, UCC-12, EAN/UCC-13 ou EAN/UCC-14.
GUI
Graphic User Interface – Interface gráfica com o usuário.
GUI
Graphical User Interface
GUIDELINES
Conjunto de procedimentos para a sua utilização com o EDI, particularmente na fixação de padrões.