Domingo, 22 de julho de 2018
Dólar R$ 3,77
Euro R$ 4,42
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Engenharia
HACCP
Hazard manufaturing pratices.
HAIRLINE REGISTER
Registros de alta precisão e o grafismo delicado deverá ser de uma cor, para evitar a dificuldade de se manter registros de alta precisão.
HALF DUPLEX - HDX
Trata-se de um circuito que permite a transmissão de dados em duas vias, mas os terminais, somente recebem e transmitem uma informação por vez.
HAND HELDERS
Coletores de dados portáteis que coletam as informações constantes nas etiquetas das embalagens, e transmitem estas informações por radio freqüência para um computador central.
HANDOFF
Causado pela separação entre conhecimento, responsabilidade e autonomia de ação. Muitas empresas separam essas três dimensões, buscando fragmentar as atividades ao máximo, acreditando que quanto maior a divisão do trabalho, melhor. Existem gerentes que detém a responsabilidade, porém não entendem nada sobre design. Especialistas determinam os parâmetros para o design, mas não o fazem. Supervisores de engenharia aprovam as partes, mas não participam do design. Ou, o operador do CAD determina as formas, mas não conhece nada de engenharia e não tem nenhum grau de responsabilidade sobre o desempenho do projeto.
HANDSHAKE
Ato de reconhecimento e abertura de portas entre programas de computadores.
HANG TAG
Etiqueta adesiva que se fixa à embalagem para ser pendurada.
HDLC
High Level Data Link Control.
HDTV
High Definition Televisão
HEAD SPACE
Espaço deixado livre entre o líquido e a tampa no embalamento.
HEDGE
A eliminação da posição líquida de câmbio ou de um GAP no mercado monetário através de uma transação contrária.
HEDGING
Utilização de mecanismos para minimizar os riscos da flutuação de preço e cambio nas transações internacionais.
HENRY
O henry é a indutância elétrica de um circuito fechado dentro do qual é produzida uma força eletromotriz de 1 volt quando a corrente elétrica que percorre o circuito varia uniformemente à razão de 1 ampère por segundo.
HEURÍSTICA
Forma de resolver problemas, a partir de regras determinadas pela experiência ou intuição, em vez de técnicas de otimização.
HEXADECIMAL
Sistema baseado em 16 números utilizado pelos programadores para representar os números binários.
HICKIES
Partículas de tintas secas, provenientes das latas e acabarão causando defeitos de impressão.
HIDRÓLISE
Reação de um sal com água, resultando num ácido ou uma base.
HIGIENIZAÇÃO
Operação realizada em duas etapas sendo um de limpeza e outra de desinfecção.
HIPERATIVIDADE
Desatenção e comportamento impulsivo.
HISTOGRAMA
Diagrama de barras, que representa a distribuição de uma população. Podem-se interpretar os dados, permitindo sua interpretação e definir ações de controle e correção.
HOLDING - EMPRESA
Aquela que possui, como atividade principal, participação acionária em uma ou mais empresas.
HOLÍSTICA
Holístico é um adjetivo relacionado com o substantivo HOLISMO, formado do elemento grego hol(o), que tem a idéia de totalidade, mais o sufixo –ismo, que dá a idéia de doutrina, teoria, sistema, estudo. Na concepção holística, a idéia básica é a de que o todo é mais rico que a simples soma das partes. Daí a importância de não considerar as partes isoladamente, mas de integrá-las, com sua interdependência, numa visão de conjunto. O homem, por exemplo, seria um todo indivisível, que não poderia ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico) considerados separadamente. Assim, a medicina holística, por exemplo, pretende abordar todos os aspectos da saúde da pessoa, levando em conta os fatores físico, psicológicos, sociais, econômicos e culturais. Quando se diz, então, investigação holística ou tratamento holístico, a idéia é de totalidade, de visão conjunta de todas as partes.
HOLÍSTICA
Postura administrativa que desenvolve uma visão do conjunto geral da empresa e os seus devidos inter-relacionamentos para melhor compreensão do funcionamento do negócio e a prática mais adequada de intervenções corretivas ou de ajustamento.
HOMEOMORFOS
São grupos de objetos de dimensões distintas, mas com a mesma forma, combinadas de modos a proporcionar composições bem diferentes. Parafusos de diferentes tamanhos com a mesma forma são homeomorfos.
HOMOLOGAÇÃO
Autorização para um produto, processo ou serviço ser comercializado ou usado para um fim estabelecido ou sob condições estabelecidas.
HOMOLOGAÇÃO DE TIPO
Homologação baseado na avaliação de tipo.
HONING
Brunimento
HORAS DISPONÍVEIS
São as horas apontadas no cartão de ponto, significando que o horista está dentro da fábrica a disposição da produção, porém nem sempre são horas efetivamente trabalhadas.
HORAS PAGAS
As horas pagas são as horas consignadas na folha de pagamento e que significam desembolso de recursos financeiros para o pagamento dos horistas. São horas nem sempre disponíveis ou trabalhadas.
HORAS TRABALHADAS
São as horas apontadas de funcionamento de um equipamento, que são utilizadas efetivamente para se produzir peças boas na cadencia padrão.
HORIZONTAL ORGANIZATION
Uma organização horizontal (horizontal organization) ou achatada (flat organization) é a que minimiza o número de níveis hierárquicos de modo a estar mais perto dos clientes e em que os trabalhadores estão também mais próximos dos níveis de decisão. É um conceito que propõe acabar com a pirâmide hierárquica das organizações tradicionais. A sua vantagem principal é tornar os circuitos de decisão mais curtos, logo mais rápidos. Os empregados, sentindo-se menos vigiados, revelam maior empenhamento e criatividade. Este tipo de organização favorece a criação de estruturas matriciais, mais leves e flexíveis, em que existe uma maior descentralização das responsabilidades.
HORIZONTE DE PLANEJAMENTO
Prazo limite para o qual se consideram válidos as premissas e alternativas para identificar os cenários futuros em que se insere a empresa para efeito de planejamento.
HOUSEKEEPING
Rotina necessária de tarefas que capacitam a operação de um sistema incluindo organização, arrumação e limpeza.
HTML
Hypertext Markup Language
HTTP
Hypertext Transfer Protocol
HUE ERROR
Erro de tom é a medida da diferença entre o matiz de uma tinta e aquele de uma tinta teoricamente perfeita.
HUMANO-LEGÍVEIS
Caracteres que podem ser lidos por pessoas, como letras e números, ao contrário do código de barras.
HUMOR VÍTREO
Gelatina que enche o globo ocular, e mantém seu formato e as suas partes nos devidos lugares.