Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,20
Euro R$ 3,91
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Engenharia
JDAM
Joint Direct Attack Munitions Program
JEDI
Joint Electronic Document Interchange
JESSI
Joint European Submicron Silicon Initiative
JIDOKA
Prática de se parar a linha de produção, quando ocorrer um defeito.
JIG
Dispositivo utilizado para posicionar uma peça durante a conformação ou usinagem.
JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance)
Entidade japonesa estabelecida em 1969 como Japan Institute of Plant Engineers (JIPE), mudou para esta nova denominação em 1981. Exerceu importante papel na concepção, desenvolvimento e difusão do TPM. Criou e mantém o sistema de premiação Excelência em TPM (ver TPM Award).
JIT
Just In Time
JIT
Just in time quando aplicado no controle dos inventários. Trata-se da técnica onde a quantidade de materiais exatamente necessários, é remetida para a próxima conexão da cadeia de suprimentos.
JOB 1
Primeiro trabalho, prioritário. Montagem inicial em série de um novo produto.
JOGOS
Materiais de apresentação coletiva, constituídos de itens da mesma espécie, apenas diferentes em parte de seu característicos físicos. Exemplo: Jogos de Chaves de Fenda.
JOGOS DE ITENS
Materiais de apresentação coletiva, constituídos de itens da mesma espécie, apenas diferentes em parte de seu característicos físicos. Exemplo: Jogos de Chaves de Fenda.
JOGOS DE MATERIAIS
Materiais de apresentação coletiva, constituídos de itens da mesma espécie, apenas diferentes em parte de seu característicos físicos. Exemplo: Jogos de Chaves de Fenda.
JOULE - UNIDADE DE ENERGIA E DE TRABALHO
O joule é o trabalho produzido quando o ponto de aplicação de 1 unidade de força (Newton) se desloca de uma distância igual a 1 metro na direção da força.
JOULE-THOMSON
Este revela que um gás sobre alta pressão, que passa por um plug poroso ou por uma abertura pequena, gera uma diferença de temperatura entre o o gás comprimido e o expandido.
JPEG
São arquivos que ocupam um pequeno espaço e, às vezes, podem ser menores do que o formato GIF. São perfeitos para o desenvolvimento de páginas para Internet. Tem como desvantagem perder muito a qualidade da imagem quando alterado o seu tamanho original.
JPEG – JOINT PHOTOGRAPHICS EXPERTS GROUP
Padrão para a compactação de imagem em dispositivos de imagem digital. O resultado da compactação poderá provocar a aparência de blocos, o serrilhado ou pixelização em imagens digitais, que aprece menos à medida que se eleva o número de pixels.
JUNTADA Jurídico
É o ato com que o escrivão certifica o ingresso de uma petição nos autos.
JURISDIÇÃO Jurídico
Atividade estatal destinada à apreciação e julgamento dos conflitos de interesses.
JURO NEGATIVO
Taxa cobrada pelo banco para aceitar o depósito de um cliente, o que ocorre quando a moeda estiver sobre pressão para valorizar, ou o limite estabelecido pelo Banco Central para depósitos estiver no final.
JUSE
Union of Japanese Engineers and Scientists.
JUST IN TIME
Abordagem organizacional baseada em: "produzir os produtos acabados no instante em que eles devam ser entregues, produzir os semi-elaborados e subcomponentes no instante da utilização/montagem, abastecer-se de matéria prima no instante de sua utilização".
JUST IN TIME
É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de stocks nos armazéns das empresas industriais. Criada em 1960 pela nipônica Toyota, foi considerada como uma das ferramentas de gestão que mais contribuíram para o milagre industrial japonês. A idéia base é bastante simples: cada etapa do ciclo de produção só deve solicitar novas encomendas à etapa anterior na medida que precisar delas. Implica igualmente uma redução do número de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos.
JUST IN TIME
Filosofia de manufatura baseada na eliminação planejada dos desperdícios e a elevação contínua da produtividade, somente tendo o exato material que necessita, zerando os defeitos, eliminado os tempos de setup e tamanho dos lotes e revisão contínua da operação.
JUST IN TIME
Método de administração da produção para produzir no momento da entrega, produzir semi-acabados no instante da sua necessidade e receber matérias primas no instante de sua utilização.