Terça-feira, 19 de junho de 2018
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Dicionário de Engenharia
QCPR – QUALIDADE, CUSTO E PROGRAMAÇÃO
Metas superordenadas que subordinam as outras funções da administração.
QDR
Quadrennial Defense Review
QEP
Quadro de entregas parceladas
QFD
Quality Function[al] Deploymen
QFD – QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT
QFD – QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT
QFL – QUALITY LOSS FUNCTION
É uma representação parabólica da perda da qualidade. Que ocorre quando uma característica da Qualidade se desvia do valor nominal, sendo expressa em unidades monetárias.
QIDW
Quality in Daily Work.
QPS – SISTEMA DA QUALIDADE DO PROCESSO
É um método para padronizar e documentar as tarefas de maneira a promover melhorias contínuas através da eliminação do desperdício.
QR
Quick Response
Quadrilátero usado para envolver os símbolos, ressaltar o seu significado e normalizar o emprego.
Teste realizado com uma única amostra para uma avaliação sim/não
QUADRO DE COTAÇÕES
Local no recinto de negociações das bolsas de valores onde os diversos preços e quantidades de ações negociadas são apresentados.
QUALIDADE
Atendimento pelo produto dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, durabilidade, adequação ao uso, estética e conformidade com os padrões e que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos usuários.
QUALIDADE
Condição que abrange o atendimento pelo produto, dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, com durabilidade, com adequação ao uso, com estética e em conformidade com os padrões.
QUALIDADE
Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas.
QUALIDADE ASSEGURADA
Conjunto de atividades planejadas e sistemáticas para garantir que um produto ou serviço satisfaça determinadas características de qualidade.
QUALIDADE ASSEGURADA
Planos e atividades sistemáticas, dentro do sistema da qualidade que proporcionam a confiança de que o produto ou o serviço, irá atender plenamente os requisitos da qualidade.
QUALIDADE ASSEGURADA DE PROJETO
Processo de avaliação da performance do projeto para se assegurar que os padrões de qualidade estão sendo satisfeitos.
QUALIDADE DAS PESSOAS
O "Humamware" como ambiente adequado, para a incorporação do "Software" e do "Hardware" formando os três blocos para a construção de um negócio.
QUALIDADE NEGATIVA
Engloba todos os problemas de não se atingir dos padrões prefixados. É à parte da qualidade relacionada a produtos defeituosos, refugo, reclamação de clientes, parada de máquinas, atrasos
QUALIDADE PERCEBIDA
Qualidade percebida é definida como a percepção do usuário da qualidade total, ou superioridade de um produto com respeito aos seus propósitos em relação às alternativas existentes.
QUALIDADE POSITIVA
Se refere à identificação e satisfação das necessidades, especificamente aquelas que o cliente não se deu conta por nunca terem sido identificadas de modo adequado.
QUALIDADE RELATIVA
Gradação da qualidade, quando classificada em função do seu grau de excelência ou no sentido comparativo.
QUALIDADE TOTAL
Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforços para a qualidade total (TQM - Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado. Os melhores exemplos da aplicação da gestão da qualidade total são as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran.
QUALIFICAÇÃO
Condição dada a uma entidade que demonstra a capacidade de atender os requisitos especificados.
QUALITY DEPLOYMENTE
É a abordagem da Qualidade Total que contempla o desenvolvimento de tudo que serve para realizar um negócio orientado à satisfação do cliente, seja em termos de produtos e serviços a propor ao consumidor ("quality function deployment" do produto), seja em termos de formas organizativas (processos operacionais) a adotar no complexo produtivo para garantir a satisfação do cliente ("quality deployment" organizativo).
QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT – QFD
Metodologia estruturada que tem o objetivo de transmitir "a voz do cliente" a todas as funções da empresa. Isso deve ser feito durante a fase de desenvolvimento do produto e serviço e não após a introdução do produto no mercado. O QDF para ser eficaz deve ser aplicado sistematicamente e como base para o programa TQC.
QUANTIDADES LÍQUIDAS
São as quantidades obtidas, pela subtração das quantidades existentes em estoque, da lista de necessidade de material, para se executar um plano de produção.
QUEUE
Grupo de itens, como tarefas ou pacotes, que estão aguardando para trabalho ou processamento, gerando atitudes de sequenciação para a próxima atividade ou para o próximo processo.
QUIASMA ÓPTICO
Interseção dos nervos óticos onde metade de um olho passa para o outro lado, juntando-se à metade do nervo ótico do outro olho.
QUILOGRAMA
Quilograma é portanto a massa do protótipo internacional do quilograma. É uma peça de platina iridiada e conservado nas condições fixadas em 1.889. O protótipo internacional do quilograma foi em 1.889 considerado unidade de massa e em 1.991 foi confirmado que não seria nem peso nem força.
QUOTA DE FUNDO OU CLUBE DE INVESTIMENTO
Parte ideal de um fundo ou clube de investimento, cujo valor é igual à divisão de seu patrimônio líquido pelo número existente de quotas.