• UCC
Uniform Code Council, Inc
• UCS
Uniform Container Symbol
• UL
Underwrites Laboratory
• UM
Unidade monetária, representativa de algum valor monetário na moeda corrente.
• UNDERBODY
Montagem por solda das partes inferiores tipo soalho de um veículo.
• UNDERWRITERS
Instituições financeiras especializadas em operações de lançamento de ações no mercado primário. No Brasil, tais instituições são, em geral, bancos múltiplos ou bancos de investimento, sociedades distribuidoras e corretoras que mantêm equipes formadas por analistas e técnicos capazes de orientar os empresários, indicando-lhes as condições e a melhor oportunidade para que uma empresa abra seu capital ao público investidor, por meio de operações de lançamento.
• UNDERWRITING
Esquema de lançamento de ações mediante subscrição pública, para o qual uma empresa encarrega um intermediário financeiro, que será responsável por sua colocação no mercado.
• UNIAP
Unidade de apresentação determinada pela embalagem de apresentação com a qual o usuário tem contado direto no ponto de venda.
• UNICOM
Unidade de comercialização formada por um múltiplo das embalagens de apresentação, que se mostrem adequadas a serem unidades de venda e pesam até 25 quilos para permitir o manuseio.
• UNIDADE DE CONSUMO
Item destinado à venda ao consumidor em loja do varejo. A unidade de consumo é definida como a unidade mais elementar na qual o produto é, ou pode ser, proposto ao consumidor em uma determinada apresentação. Isso implica, especialmente, que o produto deve incluir, de uma forma claramente legível, todas as informações legais compulsórias para que possa ser oferecido ao consumidor na venda.
• UNIDADE DE CONSUMO
Item destinado à venda ao consumidor em loja do varejo. A unidade de consumo é definida como a unidade mais elementar na qual o produto é, ou pode ser, proposto ao consumidor em uma determinada apresentação. Isso implica, especialmente, que o produto deve incluir, de uma forma claramente legível, todas as informações legais compulsórias para que possa ser oferecido ao consumidor na venda.
• UNIDADE DE FORÇA
A unidade de força é a força que comunica a uma massa de 1 quilograma a aceleração de 1 metro por segundo, por segundo.
• UNIDADE DE NEGÓCIO
Parte da organização que é tratada de maneira independente como centro de resultado.
• UNIDADE DE PLANEJAMENTO
Cada divisão lógica da empresa que deverá desenvolver um planejamento que fará parte do Plano de Negócios.
• UNIDADE EQUIVALENTE
Resultado em unidades completas, do equivalente em percentual de unidades ainda incompletas.
• UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS – UEN
Segmento de um negócio no qual a linha de produtos, mercado, força de vendas, concorrentes e clientes são suficientemente diferentes do resto das atividades da corporação para exigir uma estratégia de marketing dedicada, única e diferenciada.
• UNIDADE LOGÍSTICA
Item de qualquer composição, estabelecido para o transporte e/ou armazenagem, que precisa ser gerenciado pela cadeia de suprimento.
• UNIDADES DE BASE
Segmento de um negócio no qual a linha de produtos e formado por produtos de base, cujos clientes são as Unidades Estratégicas de Negócios da própria corporação.
• UNIFORM CODE COUNCIL
Organização de Numeração dos Estados Unidos, destinada a fornecer e administrar os padrões do Sistema EAN/UCC nos Estados Unidos e no Canadá.
• UNIFUNCIONAL
Desenvolvimento para solidarizar peças unifuncionais e promover a eliminação de inúmeras peças do projeto inicial.
• UNIMONT
Na primeira versão do projeto, a peça somente poderá ser inserida de um lado e numa posição.
• UNIMOV
Unidade de movimentação formada por um múltiplo da UNICOM, com a finalidade de possibilitar deslocamentos mecanizados seguros e econômicos.
• UNIMOVIZAÇÃO
Instituição na empresa de um sistema modal em que todas as mercadorias e produtos são movimentados na forma de uma unidade de movimentação. Definição mais genérica do que paletização, que supõe sempre o uso do palete.
• UNITRAM
Unidade de transporte para conter muitas e diferentes UNICOMS com a finalidade de facilitar a distribuição de pedidos de clientes.
• UPC – UNIVERSAL PRODUCT CODE
Símbolo padrão de código de barras dos Estados Unidos e do Canadá, que é administrado pela Uniform Code Council, Inc.
• URA
Unidade de resposta audível
• URGENTE VERSUS IMPORTANTE
Existe um fosso entre as atividades que nos consomem tempo e aquelas que são realmente importantes. Os métodos de gestão do tempo tradicionais ensinam a fazer mais coisas em menos tempo, ou seja, a ser mais eficiente em áreas como os compromissos, reuniões, horários, objetivos e atividades. Os nossos maiores desafios não são, no entanto, resolvidos com a velocidade ou a quantidade de tarefas preenchidas. São problemas de eficácia (satisfação das nossas metas prioritárias) e de ordem qualitativa. Enquanto os primeiros dizem respeito ao modo como gerimos o tempo, os segundos referem-se à gestão das nossas vidas.
• URL
Uniform Resource Locator
• URL
Universal Resource Locator
• USABILIDADE
Característica de um produto que o torna fácil e amigável de ser utilizado pelo consumidor, com efetividade, eficiência e satisfação, obtida a partir do desenvolvimento do produto orientado para o futuro usuário, que deverá controlá-lo e utilizá-lo, sem constrangimento.
• USDA
United Statres Departmente of Agriculture
• USS
Uniform Symbol Specification
• USUÁRIO
Aquele que desfrutará dos resultados do estudo, aquele que fornece dados e recebe resultados, aquele que transaciona com a empresa e seja membro de um segmento de mercado que utiliza produtos ou o requisitante de um produto/serviço por um período de tempo médio ou longo.
• USUÁRIO
Trata-se de uma pessoa física que adquire bens para uso prolongado do mesmo e que estabelece uma relação prolongada de dependência com o fornecedor.
• UTILIDADE
Reconhecimento pelo usuário de que as funções exercidas pelo produto, atende a alguma das suas necessidades.
• UTILIDADE MARGINAL
Mostrado com a letra U’, é o acréscimo de utilidade total proporcionado pela utilização ou consumo, de uma próxima unidade de um produto.
• UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO
Compara as horas que a máquina está produzindo, com o tempo disponível, podendo ou não incluir o tempo de setup.
• UVM
Universal vendor marking.