Domingo, 23 de abril de 2017
Dólar R$ 3,15
Euro R$ 3,37
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Logística
Por Altamiro Carlos Borges Júnior e Alex Galvão, diretores do ABGroup
A-Frame
É um sistema de alta produtividade capaz de separar centenas de pedidos em um curto espaço de tempo, com grande precisão e com reduzido quadro de pessoal. É um sistema modular, integrado por uma esteira transportadora, sobre a qual existe uma estrutura composta de uma série de canais que cobre ambos os lados da esteira. Cada canal trabalha com um determinado SKU, tendo capacidade de armazenar diversas unidades. No final da linha os produtos são automaticamente transferidos para caixas e transportados para as áreas de embarque.
ABC
Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades. Método contábil que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde realiza seus lucros.
ABC Classification ou Classificação ABC
Utilização da Curva de Pareto para classificar produtos em três categorias, usando critérios de demanda e valor. Itens do grupo "A" - pouca quantidade, mas representam grande valor. Itens do grupo "B" - quantidade e valores intermediários. Itens do grupo "C" - muita quantidade, mas representam pouco valor.
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Acessório de via
Aparelho de mudança de via, girador, para-choques e outros pertences metálicos da via, tais como placas de apoio, talas de junção, grampos, etc.
ACF 
Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido
Acknowledgement of Receipt ou Confirmação de Recebimento
Notificação relacionada a algo recebido.
Acompanhamento (Tracking/Follow-up)
Verificação de perdas de cargas e forma de recuperá-las depois do embarque, realizada por meio do registro do número de conhecimento e data, de veículo, de manifesto, do embarcador e do destino.
Acordo de Cofabricante (Co-maker Agreement)
Acordo feito entre o fornecedor/cofabricante e o cliente que, além do objetivo e termo do acordo, traz anotações de longo prazo: tempos de entrega, confiabilidade de entrega, desempenho da qualidade/quantidade, procedimentos para efetuar redução no preço, cooperação no desenvolvimento de novos produtos, entre outros.
Acuracidade
Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão.
Acuracidade do inventário (como indicador de eficácia em %) 
É a quantidade de itens com saldo correto, dividida pela quantidade de itens verificados, vezes 100.
AD Valorem 
Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor total dos produtos da operação (nota fiscal da carga).
ADR
Articles Dangereux de Route ou Transporte de Artigos Perigosos.
Aduana (Custom)
Impostos ou taxas, definidos pelo Governo, sobre produtos importados ou exportados de um país.
AFRMM
Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.
Aftermarket
Pós-venda.
Agente de expedição (Ship agent)
Representante que facilita a chegada do navio, liberação, carga ou descarga, e pagamento de tarifas em um porto específico.
AGVS
Automated Guided Vehicle System ou Sistema de Veículo Guiado Automaticamente.
Aileron 
Dispositivo existente no bordo de fuga das asas dos aviões, próximo às pontas das mesmas, que funciona somente em voo para fazer as curvas, quando girado o manche para os lados.
Aircraft ULD
Paletes e contêineres que fazem parte da aeronave.
Airway Bill
Conhecimento de carga aérea, emitido pela companhia aérea para cargas únicas, não consolidadas.
AIS
Automated Information System ou Sistema Automatizado de Informações.
Aisle Width
Air Waybill ou Conhecimento de Transporte Aéreo.
Alfandegado
Estocagem de produtos em custódia do governo em armazéns alfandegados de onde os produtos podem ser retirados apenas com o pagamento de taxas ou impostos para as entidades governamentais apropriadas.
Algoritmo Wagner-Whitin (Wagner-Whitin Algorithm)
Técnica matematicamente complexa de dimensionamento de lote que avalia todas as formas possíveis de se efetuar um pedido para cobrir as exigências em cada período do horizonte de planejamento para chegar a uma estratégia ótima de pedido de todo o programa de necessidades.
All cargo
Avião cargueiro. Tipo de aeronave própria para o transporte exclusivo de cargas.
Alternate feedstock
Estoque de abastecimento alternativo.
Altura inferior global (Overall lowered height)
A máxima dimensão vertical entre o solo e o ponto mais alto do mastro da empilhadeira com os garfos abaixados sem carregamento.
Análise estatística
Serve de subsídio gerencial para analisar a frequência e intensidade de qualquer item durante determinado período estabelecido.
Ancoradouro
Local em um porto em que uma embarcação pode ser atracada, frequentemente indicado por um código ou nome.
ANP
Automated Negotiation Protocol ou Protocolo de Negociações Automatizadas.
ANSI X12
Um conjunto de normas promulgadas pelo American National Standards Institute, para uso na formatação e manuseio de documentos relacionados a compra transmitidos via EDI.
AOD
Acknowledgement of Delivery ou Conhecimento de Entrega.
APICS (American Production and Inventory Control Society)
Associação americana para controle da produção e estoque.
Application identifier
Apresentação das necessidades de capacidade futura com base em pedidos planejados ou liberados durante um período de tempo específico.
APS
Advanced Planning Scheduling ou Planejamento da demanda do suprimento, programação, execução avançada e otimização.
Armazenagem
 É a parte da logística responsável pela guarda temporária de produtos em geral (acabados, matérias-primas, insumos, componentes, etc.). Pode ter uma variação de tipo de local físico, conforme característica e necessidade do produto, como, por exemplo, local coberto, local descoberto, local com temperatura controlada, etc. Pode ter variação de tipo de estocagem, conforme característica e necessidade do produto, como, por exemplo, prateleira, gaveta, cantilever, baia, etc.
Armazém ou Warehouse
Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estocados e expedidos.
Arrebite
Expressão utilizada pelos caminhoneiros, que significa mistura de bebida feita para deixar sem sono, visando fazer longa jornada de trabalho na estrada, sem parar para dormir.
AS/RS
Automated Storage/Retrieval System. Os sistemas de estocagem e coleta automáticos (AS/RS) capazes de operar com unidades de movimentação mais fracionadas são conhecidos como miniloads. No entanto, mesmo os miniloads são capazes de operar apenas com caixas, ou itens de grande volume. O seu funcionamento é bastante parecido com o do transelevador (unit load). Entre as principais vantagens do miniload pode-se destacar a sua precisão e velocidade, além da potencialidade de operar com uma grande variedade de itens. Entre as desvantagens, destacam-se o elevado custo de implementação e manutenção, e a falta de flexibilidade desses sistemas.
ASAP (As soon as possible)
Tão logo quanto possível.
ASN
Advanced Shipment Notification ou Aviso Antecipado de Embarque, que é o aviso aos clientes informando quando seus produtos irão chegar.
Assemble to order
Só é fabricado por encomenda.
ASTM
American Society for Testing and Materials.
Atendimento de pedidos (como indicador de eficácia)
É a quantidade de pedidos atendidos prontamente, dividida pelo total de pedidos recebidos, vezes 100.
ATO
Assemble To Order, só é fabricado por encomenda.
Auto ID
Advanced Planning Scheduling ou Planejamento da Demanda do Suprimento, programação, execução avançada e otimização.
Automação
Está relacionada a automatização de processos e sistemas, tornando-os independentes da atuação manual e repetitiva do ser humano.
Autoportantes
Nestes sistemas são as próprias colunas das estruturas de armazenagem que suportam todos os esforços próprios do edifício, seja nas laterais ou na cobertura. Em função disso, a estrutura tem que ser estudada especialmente para que possa receber diretamente as paredes exteriores. É utilizado para alturas acima de 20 m e há tolerância tanto no projeto quanto na fabricação das estruturas mínimas. Estas exigências são necessárias, pois são utilizados transelevadores neste nível de altura.
Autoridade portuária (Port authority)
Entidade de direito público responsável pela administração, gestão e exploração do porto e que, para além disso, exerce o controle dos serviços portuários. Tem personalidade jurídica e patrimônio próprios e dispõe de plenos poderes para agir no sentido de cumprir os seus objetivos, segundo o princípio geral de autonomia de gestão.
AWB
Identificação automática.