Sábado, 22 de setembro de 2018
Dólar R$ 4,04
Euro R$ 4,76
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Logística
Por Altamiro Carlos Borges Júnior e Alex Galvão, diretores do ABGroup
F.P.P.
Faturamento e Processamento de Pedidos.
FA
Factory Automation
FA - Free Astray
Fábrica designada para fabricar uma série de produtos semelhantes que usam a mesma série de processos.
Faceamento (Facing)
O termo é usualmente usado para descrever uma característica do sistema de separação de pedidos.
Facility
Instalação.
Família (Family)
Grupo de itens finais cuja semelhança de projeto permite planejamento agregado, cujo desempenho de vendas é monitorado conjuntamente.
FAS
Free Alongside Ship ou Livre no Costado do Navio. O vendedor entrega a mercadoria ao comprador no costado do navio no porto de embarque.
FAS – Free Alongside Ship
Entrega ou transferência de bens no costado do navio, no porto, previamente determinadas. É feita pelo vendedor, com o comprador assumindo custos e riscos de perdas ou danos.
Fator de carga (Load factor)
Quociente da carga útil de uma produção (recursos) ou de um departamento (armazéns, estoques etc)e capacidade disponível em determinado período.
Fator de carregamento (Stowage factor)
Relação entre frete (volume) e peso da carga.
Fatura pro forma (Pro forma invoice)
Documento preparado antes de uma venda para fornecer evidências sobre o valor da fatura. Fatura enviada a um importador antes da confirmação e expedição do pedido.
Fazer ou comprar (Make-or-buy)
Decisão de produzir um item internamente ou adquiri-lo de um fornecedor.
FCA
Free Carrier ou Transportador Livre. O vendedor está isento de responsabilidades no momento que entrega a mercadoria para o agente indicado pelo comprador ou para o transportador.
FCC
 Charge Collect Fee (Taxa para embarque - frete a pagar, cobrado pelo transportador).   
FCL
Full Container Load ou Contêiner Completo.
FCR
Forwarder Certificate of Receipt ou Certificado de Recebimento do Agente de Transportes.
FCS 
 Finite Capacity Schedule ou Programação de Capacidade Finita.
Feeder
Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas. O termo feeder também pode se referir a um porto secundário (alimentador ou distribuidor) em determinada rota. Cabe salientar que um porto pode ser hub para determinadas rotas de navegação e feeder para outras. 
Feeder ship
Navio de abastecimento.
FEFO 
First-Expire, First-Out ou Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar a arrumação e expedição das mercadorias do estoque de acordo com o prazo de validade.
FIFO
First-In, First-Out ou Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS).
Fila (Queue)
Linha de espera. Na manufatura, as tarefas em um dado centro de trabalho que estão esperando para serem processadas.
Fill-in order
Filme plástico que envolve fielmente o produto embalado, e aderente a uma cadela de papelão.
Filme termorretrátil (Shrink)
Folha plástica biorientada que, com a ação de uma fonte de calor, tem a propriedade de contrair-se, possibilitando a unitização e unificação das cargas.
Filmes esticáveis (Stretch film)
Folha plástica que, com ação de uma força, tem a propriedade de esticar-se (sem romper) e através de movimento rotacional promove a unitização de cargas.
FILO
First In, Last Out. Sistema de controle de estoques em que o material que entra primeiro deve ser utilizado por último.
FILO-free in liner out
Condição de transporte indicativa de que as despesas de embarque do exportador e as de desembarque do armador. Filosofia administrativa de manufatura que inclui uma série consistente de princípios, procedimentos e técnicas em que cada ação é avaliada em relação à meta global do sistema. Tanto o Kanban, que é parte da filosofia JIT, quanto o tambor-pulmão-corda, que é parte da filosofia da Teoria das Restrições, representam abordagens sincronizadas de controle da produção.
Finanças do projeto (Project finance)
Exame da viabilidade técnica e econômica dos projetos, incluindo identificação de riscos e formas de minimizá-los, bem como de fontes de capital interessadas em patrociná-los.
FIO
Free in and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada é de responsabilidade do armador.
Flape
Dispositivo hipersustentador existente no bordo de fuga das asas dos aviões, próximo ao corpo da aeronave, que serve para aumentar a curvatura média do aerofólio, por meio de deslocamento do bordo de fuga para baixo. É utilizado nos pousos e decolagens, através de acionamento por alavanca. Existem três posições de inclinação.
Flat rack
Tipo de contêiner aberto, possuindo apenas paredes frontais, usado para cargas compridas ou de forma irregular as quais, de outro modo, teriam de ser transportadas soltas em navios convencionais.
Flow-rack
Este equipamento pode ser utilizado tanto na separação de caixas, quanto na de unidades. O seu funcionamento é similar ao refrigerador de latas de refrigerantes de uma loja de conveniência. As caixas podem ser supridas pela parte traseira do equipamento e coletadas pela sua parte dianteira, sendo que a retirada da primeira caixa faz com que as demais escorreguem para frente. Devido ao seu baixo custo e à sua grande funcionalidade o flow-rack se tornou um equipamento bastante difundido, podendo ser utilizado com ou sem equipamentos de movimentação acoplados, como também em conjunto com sofisticados sistemas de picking.
Fluxo abaixo (Downstream)
Processos depois da fabricação, para fornecimento de produto e serviços aos clientes, envolvendo armazenagem, distribuição e transporte para os pontos de venda
Fluxo acima (Upstream)
Processos antes da fabricação ou conversão de produtos e serviços, destinados à aquisição de matérias-primas.
Fluxo contínuo (Continuous flow)
Refere-se a produtos, materiais, informações, pessoas e quase tudo que se mova continuamente parando apenas quando se agrega valor diretamente. Em um fluxo contínuo ideal, não há atrasos e o tempo de ciclo do processo é igual ao tempo de ciclo teórico.
Fluxo contínuo de produção (Continuous flow production)
Produção sem lotes, na qual os produtos fluem de uma forma contínua ao invés de quantidades discretas, repetitivas ou não.
Fluxo de demanda (Demand flow)
Técnica de aceleração da montagem de produtos finais, utilizando-se do conceito de peças em supermercado, utilizadas para atender às necessidades imediatas dos clientes.
Fluxo de reposição (Flow replenishment)
Um modelo para reabastecimento de produto a um local de varejo. O estoque do varejista o qual é mantido pelo fabricante e pelos vendedores aos clientes são registrados pelas transações dos pontos de venda. O estoque é automaticamente reabastecido pelo fabricante utilizando um acordo de método de reabastecimento.
FMEA
Análise do Modo de Falha e Efeito.
FOB
Free on Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Existem algumas variações de FOB. Pode ser FOB Fábrica, quando o material tem de ser retirado, e FOB Cidade, quando o fornecedor coloca o material em uma transportadora escolhida pelo cliente.
Fonte (Source)
Busca de materiais necessários, fornecedores e serviços para a sustentação de uma cadeia de abastecimento.
Fontes múltiplas (Multisourcing)
Aquisição de um produto ou serviço de mais de um fornecedor independente.
Food town
Local que reúne vários fornecedores de um mesmo cliente em comum.
Forecasting
Previsões de tempo.
Forklift
Empilhadeira.
Freight forwarder ou Expedidor de frete
Empresa ou profissional autônomo que são responsáveis por toda a operação que consiste em preparar a consolidação de cargas e seu transporte, da origem até o destino final. Esta preparação engloba todo o acerto da documentação necessária.
Frequência de compra
É a frequência com que um produto é comprado pelo usuário ou mesmo pelo lojista e está interligada com a rotação do estoque. O usuário poderá comprar novos produtos, muito antes do anterior estar com sua vida útil encerrada.
Frete de porta a porta (Door to door freight)
Cobrança pelos elementos físicos da movimentação de carga desde as instalações do fornecedor às instalações de entrega designadas pelos destinatários.
Frete livre de extravio (Free Astray - FA)
Frete que carrega unidades não suficientemente fortes para serem empilhadas, exceto em alguns casos quando vazio ou sustentado. Usado somente para movimentação via rodoviária ou ferroviária.
FTS
 Fold, Tale, Seal ou Dobra, Fita, Selo. É a sigla de um método de fechamento de sacaria, criado no final dos anos 80, pela Doboy, na Alemanha.
Fulfillment
Atender no tempo e no prazo. É o conjunto de operações e atividades desde o recebimento de um pedido até sua entrega.
Full pegging
Rastreamento completo.