Segunda-feira, 16 de julho de 2018
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Dicionário de Logística
Por Altamiro Carlos Borges Júnior e Alex Galvão, diretores do ABGroup
L/C ou Letter of credit (Carta de crédito)
Ordem de pagamento que o importador contrata junto ao banco, a favor do exportador.
Lading ou Loading
Carregamento de cargas ou embarque de cargas.
Landing 
Desembarque de cargas ou pessoas.
Lashing 
Amarração ou fixação de cargas no porão ou convés do navio ou numa aeronave, a fim de evitar o deslocamento delas durante a viagem.
Lastro
Expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilíbrio ao navio, quando está sem carga.
Layday ou Laytime
Estadia do navio no porto, que significa período previsto para a operação (atracar, carregar e zarpar).
LCL ou Less than container load
Termo que significa "Menos que uma carga de contêiner", porém o termo é usado quando o contêiner é estufado parcialmente pelo armador com o lote do embarcador (junto com cargas de outros), e desovado no destino também pelo armador, sendo os custos em ambos os casos por conta do embarcador e consignatário, respectivamente.
Lead time
Tempo de ressuprimento. É o tempo de compra mais o tempo de transporte.
Lead time de aquisição (Procurement lead time)
O tempo necessário para projetar um produto, modificar ou determinar equipamento, efetuar pesquisa de mercado e obter todos os materiais necessários. O lead time começa quando tomou-se uma decisão para aceitar um pedido para fabricação de um novo produto e termina quando a produção é iniciada.
Lean manufacturing
Produção enxuta.
Leiaute ou Layout
Arranjo físico dos recursos ou centros econômicos de atividades, como máquinas, grupos de pessoas, estações de trabalho, áreas de armazenamento e ilhas de descanso.
Leilão reverso on-line
Consiste em marcar com os fornecedores um horário em determinado endereço na Internet, para que os mesmos façam lances para fornecerem produtos previamente informados pelo requisitante. Quem tiver as melhores condições comerciais ganhará o pedido. 
Leitura omnidirecional
Tecnologia que possibilita a leitura do código de barras em qualquer posição, mesmo os de difícil leitura.
Limites de sinalização (Signalling limits)
Níveis predeterminados relacionados a uma variável específica que funciona como um sinal se o valor da variável relevante exceder ou se não atingir estes níveis. O planejamento pode ser ajustado com base neste sinal.
Liner terms
Termo no contrato de transporte marítimo, onde no frete já estão inclusas todas as despesas de carregamento, estiva e descarga, ficando assim na responsabilidade do armador.
Linha de montagem (Flow shop)
Linhas de transporte curto que vão dos caminhões para áreas próximas para coleta e distribuição de frete para a principal operação de transporte. Linhas de serviço de abastecimento geralmente têm entre 40 a 50 quilômetros.
Lista de coleta (Pick-up sheet)
Documento utilizado para separação de itens em um almoxarifado. Geralmente essa lista corresponde ao BOM.
Lista de despacho (Dispatch list)
Lista das ordens de manufatura em sequência de prioridades. A lista de despacho geralmente é comunicada ao chão de fábrica via pedido por escrito ou painel e contém informações detalhadas sobre prioridades, localização, ordem de manufatura por operação. As listas de despacho geralmente são geradas diariamente e dispostas por centro de trabalho.
Lista de embalagem (Packing list)
A lista de embalagem mostra as mercadorias embaladas e suas peculiaridades. Geralmente uma cópia é enviada ao consignatário para auxiliar na verificação da expedição recebida.
Lista de expedição (Shipping list)
Relação do conteúdo de uma embalagem ou contenedor.
Lista de separação (Picking list)
Documento que lista os materiais a serem separados para as ordens de manufatura e expedição.
Lista de trabalho (Bill of labour - BOL)
Lista da capacidade necessária e recursos necessários para fabricação de uma unidade de determinado item ou família de itens. Frequentemente usada para prever o impacto de um item na programação geral e utilização de recursos-chaves. O planejamento aproximado da capacidade usa estes dados para calcular as necessidades aproximadas de capacidade do programa mestre de produção e/ou plano de produção.
Líder logístico (Lead logistics)
Empresa capaz de prover ou assumir total responsabilidade por todas as funções da cadeia logística de um cliente.
LLP
Leading Logistics Provider ou Principal Fornecedor de Serviços Logísticos.
Localização logística 
É a forma de identificar geograficamente armazéns, depósitos, filiais, veículos, clientes, etc. As formas mais comuns são por coordenadas de latitude-longitude, códigos postais (CEP no Brasil) e coordenadas lineares simples ou malha, que nada mais são do que se colocar um papel vegetal quadriculado sobreposto a um mapa, com numeração das linhas horizontais e verticais.
Logística
É a arte de administrar os negócios de forma integrada, otimizando os recursos disponíveis, visando ao ganho global no processo.
Logística contratada (Contract logistics)
Contratação de terceiros para o planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo do fluxo e da armazenagem da matéria-prima, bem como do estoque em processo, dos produtos acabados, além das informações relacionadas do ponto de origem ao ponto final, ou de qualquer outra parte que venha a informação.
Logística reversa ou Inversa
No mercado é considerada como o caminho que as embalagens tomam após a entrega dos materiais, no sentido da reciclagem das mesmas. Nunca voltando para a origem. Muitos profissionais também utilizam esta expressão para considerar o caminho inverso feito para a entrega, voltando para a origem, só que agora somente com as embalagens. Neste caso, trata-se de embalagens reutilizáveis ou retornáveis, que são mais caras e específicas / próprias para acondicionar determinados materiais. Ocorre muito no setor automotivo para o transporte, por exemplo de para-choques, painéis, etc.
Lote econômico ou lote de mínimo custo
Considerando que para avaliar o gasto total de compra de determinado produto ou grupo de produtos é necessário verificar o custo de aquisição, custo de transporte e custo de manutenção de estoque, e que quanto maior a quantidade adquirida, menor o preço do produto e do transporte e maior o custo de manutenção do estoque, consiste em verificar, através de arranjos de simulação, qual é o lote de compra que tem o menor custo total.