Quinta-feira, 19 de julho de 2018
Dólar R$ 3,84
Euro R$ 4,46
Tecnologística no LinkedIn
Dicionário de Logística
Por Altamiro Carlos Borges Júnior e Alex Galvão, diretores do ABGroup
M&A
Movimentação e Armazenagem.
Make or Buy (Fazer ou Comprar)
 Processo de decisão da empresa em produzir um determinado item ou adquiri-lo de um fornecedor externo. 
Make to order
Fabricação conforme pedido.
Make to stock
Fabricação contra previsão de demanda.
Manifest ou Manifesto
Documento com a relação de todos os conhecimentos de embarque, mencionando os principais detalhes das cargas embarcadas.
Manufaturabilidade
Avaliação do desenvolvimento do produto ou do processo nas suas capacidades de ser produzido facilmente, de maneira consistente e com alta qualidade facilmente obtida.
Manufaturado
Objeto ou artigo industrial, produto de um processo industrial ainda não reconhecido pelo usuário, como útil no atendimento de suas necessidades.
Manutenção corretiva
Termo utilizado em Produção, que significa o conjunto de medidas operacionais técnicas de vistoria, visando reparar efetivos problemas dos componentes das máquinas e equipamentos, que comprometam a performance e desempenho dos mesmos, para que possam executar sua função normal.
Manutenção preditiva
Termo utilizado em Produção, que significa  o conjunto de medidas operacionais técnicas de vistoria, que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja mais bem aproveitado.
Manutenção preventiva 
Termo utilizado em Produção, que significa o conjunto de medidas operacionais técnicas de vistoria, visando evitar possíveis problemas dos componentes das máquinas e equipamentos, que comprometam a performance e desempenho dos mesmos, para que possam executar sua função normal.
Manutenção, reparo e operação (Maintenance, repair and operation - MRO)
Manutenção, reparo e operação (Maintenance, repair and operation - MRO) - Uma categoria de matérias-primas com perfil de demanda especial. MRO frequentemente demanda um projeto especial da cadeia de abastecimento e pode ser um importante fator de sucesso na gestão de estoques.
Marca de calado (Plimsoll mark)
Uma marca, soldada de ambos os lados da embarcação, que dá o limite até o qual pode ser carregado, dependendo da gravidade específica da água em que a embarcação se situa.
Marketplaces
Possibilitam que múltiplas empresas se comuniquem simultaneamente. 
Maxambomba
Trole usado nos portos fluviais para o serviço de carga / descarga dos vapores; carruagem de estrada de ferro, com mais de um pavimento.
Medição-chave (Key measurement)
Medição que monitora um processo para garantir a eficiência do processo e a eficácia da qualidade do seu resultado. Medida da eficácia com a qual o sistema de gerenciamento de estoque responde à demanda real. A porcentagem dos pedidos de clientes que saíram da prateleira pode ser medida em termos financeiros ou unitários.
Medidas de desempenho
São instrumentos utilizados para avaliar a performance de qualquer atividade logística. Podem ser relatórios, auditorias, etc. Não se pode melhorar aquilo que não mensuramos.
Melhor da classe (Best of breed)
Melhor empresa, produto, serviço, etc. em suas classe ou segmento.
Melhores práticas (Best practices)
Também conhecidas como Benchmarking competitivo, a metodologia que determina o estado de desempenho ou aplicação.
Menor tempo de processamento (Less time processing)
Regra de prioridade para sequenciamento das ordens de produção na qual a tarefa seguinte a ser processada é aquela que tem a menor duração de processamento entre as tarefas à espera.
Merge in transit
Coordenação dos fluxos de componentes, gerenciando o respectivo lead time de produção e transporte, para que estes sejam consolidados em instalações próximas aos mercados consumidores, no momento de sua necessidade, sem implicar estoques intermediários, exigindo, portanto uma coordenação muito rigorosa. Consolidação em trânsito. 
MES ou Manufacturing Execution Systems
Sistemas integrados de controle da produção, que permitem programar ordens de produto, coordenar atividades de suporte, gerenciar as execuções do chão de fábrica e comunicar o status e os problemas com as ordens de produção.
Mezanino
Uma plataforma apoiada por colunas usada para estocagem ou operação, construída em um plano superior, o qual permite o movimento de pessoas e equipamentos embaixo.
Milk Run
Consiste na busca do(s) produto(s) diretamente junto ao(s) fornecedor(es), de forma programada, para atender sua necessidade de abastecimento.
ML
Milha terrestre.
Modelo de estoque com ciclo fixo de reposição de pedido (Fixed reorder cycle inventory model)
Forma de modelo independente de gerenciamento da demanda em que um pedido é efetuado a cada n unidades de tempo. A quantidade de pedido é variável e substitui essencialmente os itens consumidos durante o período de tempo atual. Consideremos M o estoque máximo desejado a qualquer momento e x a quantidade disponível no momento em que o pedido é efetuado. Depois, no modelo mais simples, a quantidade de pedido será M-x. A quantidade M deve ser suficientemente grande para cobrir a demanda máxima esperada durante o lead time mais um intervalo de revisão. O modelo de quantidade de pedido torna-se mais complicado sempre que o lead time de reabastecimento excede o intervalo de revisão porque pedidos pendentes têm de ser levados em consideração. Tais sistemas de repetição de pedidos ás vezes são chamados de sistemas de pedido a intervalos fixos, sistemas de nível de pedido ou sistemas de revisão periódica.
Monovia (Monorail)
Sistema de transporte mecânico e automático. Sistema elevado de transportador contínuo constituído de trilho e um suporte para carga. Os trilhos possuem uma corrente tracionada por um motor com mecanismo que transporta as cargas.
Montante (Rack)
Elemento fixo ou desmontável, colocado verticalmente sobre um palete e destinado a permitir o empilhamento.
MPS
Planejamento Mestre da Produção.
MPT ou TPM
Manutenção Produtiva Total.
MRO
Manutenção, Reparo e Operação.
MRP
Material Requirements Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais.
MRP II
Manufacturing Resources Planning ou Planejamento dos Recursos da Manufatura.
MRP III
É o MRP II em conjunto com o Kanban.
Multimodalidade
É a operação de realizar o deslocamento de mercadorias entre a origem e o destino final, utilizando diversos modais de transporte, sob a responsabilidade legal e contratual de um único operador.
Multipack
Embalagem de transporte contendo embalagens de comercialização mistas para entrega de pedido a um cliente.
Múltiplo de embalagem (Rounding order quantity)
Arredondamento da quantidade de um pedido para atender a uma restrição imposta pelo fabricante ou otimizar os custos da cadeia de abastecimento.