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Iveco registra crescimento na América Latina

Por Redação em 4 de janeiro de 2006 às 16h39 (atualizado em 28/04/2011 às 14h45)


Expectativa é de aumento de 35% na comparação das vendas entre 2005 e 2004

A Iveco, empresa do Grupo Fiat, é um dos líderes internacionais na fabricação de veículos comerciais e motores a diesel, espera ter encerrado o ano de 2005 na América Latina com um aumento nas vendas de 35% em comparação a 2004 e um total de 11.900 caminhões e ônibus comercializados. “Há três anos, a região respondia por cerca de 3% das vendas mundiais. Hoje, é responsável por cerca de 7% das vendas globais da empresa”, afirma Jorge Garcia, presidente da Iveco South & Central America. No Brasil, que representa 42% das vendas na região, a expectativa é ter fechado 2005 com cerca de 4.700 caminhões e ônibus comercializados.

Segundo a empresa, vários fatores contribuíram para o aumento das vendas no mercado latino-americano. A nacionalização da produção dos pesados em 2004 no Brasil permitiu o acesso ao Finame e ampliou a competitividade da marca neste segmento. Em 2005, foi ainda ultrapassada a marca de 50 mil caminhões produzidos no Complexo Industrial Iveco Fiat, em Sete Lagoas (MG), que começou a operar em novembro de 2000.

Outro fator que contribuiu para o aumento de vendas é a estrutura produtiva na região, pois a empresa conta com fábricas no Brasil e Argentina e uma linha de montagem na Venezuela. A recuperação econômica da Argentina no ano passado contribuiu para o aumento em 74% das vendas de caminhões e ônibus até novembro (com 2.850 unidades entregues) e, na Venezuela, as vendas da Iveco até novembro haviam crescido 77%, alcançando 3.096 unidades vendidas.

A abertura e ampliação de novos mercados de exportação, como Colômbia, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru, também foram responsáveis pelo aumento nas vendas e na manutenção do ritmo produtivo nas duas fábricas sul-americanas. “O faturamento deverá alcançar, na região, cerca de 520 milhões de euros, um valor 50% superior a 2004. O Brasil responde por cerca de 40% desse valor”, completa Garcia.

No mercado total de caminhões no Brasil, o market share da Iveco era de 4,5% até novembro, meio ponto percentual a mais que em 2004. A meta é continuar crescendo, gradualmente, até chegar ao redor de 10% de participação em três anos. Na Argentina, a empresa aumentou de 10,3% de participação nos 11 primeiros meses de 2004 para 12,6% em igual período de 2005 e, na Venezuela, a participação da empresa ficou estável em 15%.

www.iveco.com.br

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