Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Dólar R$ 3,88
Euro R$ 4,41
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 23 de janeiro de 2006 - 17h54
Expresso Araçatuba realiza primeira exportação entre Brasil e Peru pela ponte binacional

Dois caminhões transportaram mangueiras entre os dois países

O Expresso Araçatuba realizou, no último sábado, dia 21 de janeiro, a primeira viagem para exportação de carga pela ponte binacional sobre o Rio Acre, inaugurada no mesmo dia e que unirá as cidades de Assis Brasil, localizada no Estado do Acre, e Iñapari, no Peru. Há onze anos transportando cargas para o Peru, a empresa transportou mangueiras de alta pressão em dois caminhões para Puerto Maldonado, cidade localizada a cerca de 230 quilômetros de Iñapari. “Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos de participar desse momento. Este é um sonho realizado, já que o Expresso Araçatuba investe e acredita na integração sul-americana há mais de dez anos”, afirma Oswaldo Dias de Castro Jr., diretor-geral da empresa.

Com a inauguração da ponte, a empresa acredita que as dificuldades para o transporte de cargas na região diminuirão. Na época da seca, os caminhões pequenos conseguiam atravessar esse trecho por dentro do rio e chegar com a carga do outro lado. Na época de chuvas, a carga era colocada em um barco em Assis Brasil e, quando chegava à outra margem em Iñapari, precisava ser levada numa carroça de boi até os caminhões peruanos.

“A maior dificuldade era realmente atravessar o Rio Acre. Com a nova ponte, o tempo e os custos da empresa neste trecho cairão muito, além de conseguirmos levar carga diretamente até Puerto Maldonado”, explica Castro Jr..

A ponte binacional tem 240 metros de comprimento e faz parte de um projeto de integração do Brasil, via Acre, com o Oceano Pacífico. Em 2005, foi lançada a pedra fundamental para a construção da Rodovia Interoceânica, que terá 1.009 km, entre a cidade de Iñapari e os portos marítimos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan. Quando concluída, a rodovia terá extensão total de 2.600 km, sendo os demais 1.591 km já finalizados dentro do Brasil, nos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

www.arex.com.br

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!