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Submarino investe em automação para separação de pedidos

Por Redação em 10 de julho de 2006 às 16h50 (atualizado em 28/04/2011 às 10h44)

Empresa instala sistema automatizado de consolidação dos itens do pedido da Mostoles

O Submarino, empresa líder no segmento de varejo eletrônico, adquiriu da Mostoles do Brasil uma solução de separação de pedidos para automatizar a consolidação dos itens, a fim de agilizar o processo de entrega das encomendas e aumentar a eficiência operacional. A implantação do sistema – no qual foram investidos R$ 4 milhões – será no novo centro de distribuição que o Submarino inaugurou em Osasco (SP), com início de operação do equipamento previsto para outubro deste ano.

O projeto desenvolvido pela Mostoles baseou-se nas necessidades atuais do Submarino e nas perspectivas de crescimento para os próximos três anos. Com o novo processo, todos os itens que compõem os diversos pedidos serão separados em lotes. Em vez de se dirigir várias vezes a uma mesma posição de estoque, a equipe de separação se movimentará uma única vez para retirar toda a quantidade necessária para um conjunto de pedidos.

Em seguida, as mercadorias serão colocadas em esteiras transportadoras e uma máquina classificadora de alta velocidade agrupará automaticamente os diferentes produtos de um mesmo pedido. Após a consolidação, o pedido será encaminhado para a área de empacotamento e enviado aos parceiros de entrega. “Haverá sem dúvida uma redução no tempo de expedição, mas o principal motivo da implantação não é reduzir as horas, mas sim permitir ao Submarino a continuidade de crescimento sem prejudicar a qualidade do serviço”, explica Daniel Mayo, diretor-geral da Mostoles.

O projeto do sistema foi desenvolvido totalmente para o Submarino e, segundo Mayo, esta será a primeira instalação no Brasil: “Foi necessário saber qual era a base de dados do cliente e foi feito um estudo para saber como eram os pedidos. Projetamos então um sistema que permitisse atendê-los levando em consideração a disposição da estrutura de armazenagem – produtos médios e grandes, produtos de baixo e alto giro – a fim de atingir as suas exigências”.

O CD tem uma área de 19 mil metros quadrados e conta com mais de 10 km de prateleiras. “Nossa meta é aumentar a velocidade de separação e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade e garantir o padrão de qualidade no atendimento aos clientes”, explica Armando Marchesan Neto, diretor de Operações e Logística do Submarino.

O projeto foi concebido para atender de forma automatizada a mais de 80% dos 700 mil itens comercializados pelo Submarino, distribuídos em 24 categorias, que vão de CDs, DVDs e livros até eletrodomésticos e eletrônicos. Ele contempla os produtos pequenos e médios, e não aqueles de grandes dimensões ou peso, como geladeiras e fogões, que respondem por uma fatia menor dos pedidos e continuarão a ser separados manualmente.

Fundado em 1985, o grupo Linx provê soluções tecnológicas para a indústria e o varejo em geral, em segmentos como vestuário e calçados, e sua divisão Mostoles é especializada em logística interna, desenvolvendo soluções integradas para otimizar os processos de movimentação, distribuição e armazenagem em indústrias e varejo em geral, através de consultoria, locação, comercialização e implementação de equipamentos de movimentação e armazenagem.

www.submarino.com.br
www.linxlogistica.com.br

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