Domingo, 22 de abril de 2018
Dólar R$ 3,41
Euro R$ 4,19
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 13 de abril de 2010 - 15h01
Estacionamento liberado para graneleiros em Rio Grande

Medida visa otimizar as operações no porto durante a safra

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) liberou, no último dia 07 de abril, o pátio de estacionamento de caminhões localizado na Via Nove para receber a safra de grãos proveniente do estado do Rio Grande do Sul. A medida, que deverá valer até o final do mês de maio, tem como meta facilitar o escoamento dos produtos recebidos no terminal portuário da Bianchini. Os demais terminais, como Bunge Alimentos, Termasa e Tergrasa, recebem diretamente seus caminhões.

A estrutura é destinada ao atendimento de caminhões com contêiner. Mas, devido ao aumento na produção de grãos, a área é liberada para a colocação de caminhões com granéis. Desde o início da liberação o local tem recebido uma média diária de 240 caminhões graneleiros, que se somam aos 86 caminhões que chegam por dia com contêineres.

De acordo com o diretor Técnico do Porto do Rio Grande, Carlos Renato Rodrigues, a liberação do pátio tem como objetivo organizar o desembarque da safra, evitando que os caminhões aglomerem-se nos postos de combustíveis ou junto à estrada. “Assim como no ano passado, quando também liberamos o pátio para receber esses caminhões, nossa intenção é de minimizar possíveis transtornos que esse grande movimento de caminhões possa causar aos usuários da BR-392. Além disso, queremos propiciar melhores condições de infraestrutura e segurança aos caminhoneiros”, diz.

O pátio da Via Nove, com capacidade para receber mais de 400 caminhões, conta com guaritas de segurança e edificação de apoio aos usuários. No pico da safra mais de mil caminhões graneleiros são recebidos diariamente em todo o porto rio-grandino que possui uma capacidade de armazenagem estática para granéis de 1,6 milhão de toneladas, podendo movimentar até 12 milhões de toneladas por ano.  Para este ano, a expectativa é crescer em 10% a movimentação de granéis frente ao ano de 2009, quando se atingiu 9,8 milhões de toneladas.

Após o pico da safra de grãos, o pátio da Via Nove voltará a receber somente os caminhões com contêineres. O Porto do Rio Grande, incluindo outros pátios de estacionamento, conta hoje com 1.350 vagas para caminhões.

www.portodoriogrande.com.br

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!