Quarta-feira, 8 de junho de 2005 - 16h31
Profissionais de Logística

A Associação Brasileira de Logística - Aslog, está anunciando a criação de uma certificação para profissionais de logística, com metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Aprendizagem de Logística e Transporte (Lalc) da Unicamp. De acordo com Altamiro Borges, presidente da Aslog, o objetivo da certificação é dar ao mercado mais tranqüilidade quanto à qualificação dos profissionais que atuam no setor. "Queremos evitar o que temos visto atualmente: a atuação de pessoas que se dizem especialistas em logística sem na verdade o serem", disse Borges, sempre deixando claro que a certificação é para pessoas e não empresas.
A certificação se dará por meio de uma série de provas, formuladas seguindo modelos existentes em outros países, adaptados à realidade brasileira, e de acordo com os trâmites legais do País. O processo é feito segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e validado pelo Inmetro.
"Pesquisamos as principais certificações do mundo nessa área e procuramos agregar o que havia de melhor, acrescentando pontos importantes para a legislação brasileira, como a questão tributária e a de Recursos Humanos, de formação de pessoas", colocou. A certificação terá de ser renovada a cada cinco anos. Além das provas, o candidato terá que comprovar a realização de um projeto de logística, para provar que não é conhecedor apenas da teoria, mas tem condições de executar um projeto na prática.
A certificação será composta por um a série de provas, divididas em módulos como fundamentos gerais (princípios e técnicas); gestão de pessoas; gerenciamento e economia de sistemas logísticos; legislação e tributação  logística; logística internacional e projetos logísticos.
A iniciativa da certificação é do Comitê Técnico e de Educação da Aslog e a entidade pretende ter todo o processo concluído até o final do ano, quando os processos de certificação poderão ter início. Além do Lalt, a idéia é que outras Universidades e instituições de ensino se tornem parceiros para o treinamento e aplicação das provas.

www.aslog.org.br