Sábado, 21 de abril de 2018
Dólar R$ 3,41
Euro R$ 4,19
Tecnologística no LinkedIn
Quinta-feira, 27 de setembro de 2012 - 14h32
Vale realiza testes com empilhadeira superdimensionada
Equipamento fabricado na Itália será utilizado na movimentação de minério de ferro

A Vale realiza, em São Luís, a fase final de testes da maior empilhadeira de minério de ferro do mundo. O equipamento, do modelo EP-313K-06, deve entrar em operação efetivamente em dezembro deste ano, operando simultaneamente com dois viradores de vagões.

Com 45 metros de altura e 1.800 toneladas, o equipamento possui capacidade de empilhamento de 20.000 t de minério por hora. Um dos principais diferenciais da EP-313K-06 é o fato de sua operação ser realizada de forma remota, por meio de um centro de controle localizado há aproximadamente três quilômetros de distância do pátio de estocagem de minério, onde a máquina se encontra.

O equipamento faz parte dos investimentos da Vale para aumentar sua capacidade de estocagem e embarque de minério. A estratégia de expansão logística da empresa no Sistema Norte (Pará e Maranhão), prevista no Programa de Capacitação Logística Norte (CLN), inclui ainda a expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a construção de um ramal ferroviário de 100 km, no Pará, bem como a expansão do Terminal Portuário de Ponta da Madeira, na capital maranhense.

A EP-313K-06, desenvolvida e fornecida pela empresa italiana Tenova Takraf, contou com uma equipe de 300 pessoas para realizar sua montagem, que durou cerca de oito meses. A empilhadeira fez seu primeiro teste no dia 16 de agosto. A Vale já trabalha com uma empilhadeira do mesmo tipo, a EP-313K-05, em seu pátio de estocagem.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!