Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,68
Euro R$ 4,23
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 - 11h39
Dachser adquire operador logístico espanhol
Empresa já detinha 10% de participação da Azkar desde 2008; Com a aquisição, a Dachser expande seus negócios principalmente na Península Ibérica

No dia 15 de janeiro de 2013, a Dachser, operadora logística internacional de origem alemã, passará a deter 100% da Azkar, empresa de logística espanhola que atua no segmento de cargas fracionadas. Os valores envolvidos na negociação, que aguarda aprovação de autoridades antitruste, não foram revelados.

A Azkar, que apresenta forte atuação na Península Ibérica, atende seus clientes por toda a Europa com mais de 500.000 metros quadrados em armazéns próprios e uma frota de 2.650 veículos. A empresa conta com mais de 3.000 colaboradores que trabalham em 91 filiais. Em 2011, a Azkar gerou um volume de negócios avaliado em 367 milhões de euros.

A Dachser já detinha, desde 2008, uma participação de 10% da empresa espanhola. Após a aquisição, a Azkar continuará a ser comandada pelo atual CEO, José Antonio Orozco, e seu time de gestores. Além disso, a empresa continuará a operar sob a mesma marca. “Com a Dachser, seremos capazes de assegurar o nosso futuro e ter acesso a uma rede logística global”, analisa Orozco.

As empresas já atuam em parceria desde 2007, o que alavancou os respectivos volumes de negócio em carga fracionada provinda e com destino à Espanha em mais de 20% ao ano. “Nos últimos cinco anos ficou claro que temos uma mentalidade e uma forma de fazer negócios muito similares. Nossa cultura corporativa se encaixa perfeitamente com os valores da Dachser enquanto empresa familiar”, afirma Orozco.

“As semelhanças históricas na evolução de ambas as empresas são notáveis”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Dachser, Bernhard Simon, que lembra que ambas foram fundadas quase simultaneamente, no início dos anos 30. “Nossos modelos de negócios corporativos passaram por transformações muito parecidas em áreas estratégicas. O êxito da Dachser se deve a uma organização descentralizada. Por esta razão a Azkar continuará trabalhando dentro de suas tradições”, completa Simon. De acordo com o executivo, a negociação demonstra a confiança da Dachser no futuro da Europa, mesmo em meio à crise financeira.

Trata-se da segunda maior aquisição na história da Dachser, que em 1999, realizou a compra e integração dos negócios de seu concorrente francês Graveleu. Em 2011, a Dachser gerou receitas de 4,3 bilhões de euros. Com 21.000 colaboradores e 315 centros logísticos situados em 36 países, a operadora movimentou 49,3 milhões de encomendas no ano, que somaram um volume total de 37,1 milhões de toneladas.

No Brasil, a Dachser está sediada em Campinas (SP) e possui 12 filiais que atendem todo o país, localizadas em Campinas, São Paulo, Guarulhos (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Itajaí (SC), Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!