Quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Dólar R$ 3,78
Euro R$ 4,33
Tecnologística no LinkedIn
Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 - 15h06
Fusões e aquisições no setor logístico apresentaram queda em 2012
Auditoria da PwC apresenta dados do ano passado e verifica crescimento da participação estrangeira

A unidade brasileira da empresa global de auditores independentes PricewaterhouseCoopers (PwC) divulgou, no dia 4 de fevereiro, o balanço de fusões e aquisições nos setores de transporte e logística brasileiros em 2012. De acordo com a PwC, o ano passado apresentou retração no número total de transações nos segmentos.

Ao todo, foram realizadas 28 transações, número que representa uma queda de 35% na comparação com 2011, quando os mercados de transporte e logística registraram 43 transações. Segundo a PwC, essa retração se deve à incerteza econômica vivida pelos mercados internacionais.

Mas mesmo com essa incerteza, 2012 apresentou recorde de participação estrangeira nas transações. De acordo com os dados da empresa de auditoria, 39% dos negócios envolveram companhias de fora do Brasil. O número se deve, principalmente, aos processos de transferência de aeroportos nacionais ao setor privado e também à aquisição de empresas de carga fracionada do setor rodoviário por parte de companhias estrangeiras. Tais investimentos são reflexo do crescimento do mercado brasileiro nos últimos anos, em comparação ao atual cenário econômico mundial.

Ainda de acordo com a PwC, mesmo com o recuo verificado, as fusões e aquisições em transporte e logística no mercado nacional foram marcadas por negócios de grandes proporções no ano passado. Dentre as negociações que aconteceram em 2012, a empresa destaca a aquisição da TNT Express por parte da UPS e da Rapidão Cometa pela Fedex, a fusão entre a Trip e a Azul Linhas Aéreas, as concessões dos aeroportos de Brasília, Viracopos (SP) e Guarulhos (SP) e a compra do Centro Logístico e de Distribuição Anhanguera, localizado em Jundiaí (SP), pelo fundo de investimentos BR Properties.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!