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Codesp abre licitação para obras na Ponte de Inspeção Naval

Local abrigará o Centro de Controle do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações
Por Redação em 24 de julho de 2013 às 10h36 (atualizado em 31/07/2013 às 9h50)
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) abriu licitação, no último dia 23 de julho, para contratar obras de reforma e ampliação das instalações da antiga Ponte de Inspeção Naval, na Avenida Saldanha da Gama, Ponta da Praia, em Santos (SP), que abrigará o Centro de Controle do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Management Information System - VTMIS). O edital da reforma prevê investimento de R$ 900 mil, com prazo de execução de dez meses, a partir da assinatura do contrato. A abertura das propostas está agendada para este mês de agosto. Já a aquisição e implementação do VTMIS encontra-se em licitação, com previsão para recebimento das propostas para o dia 10 de setembro. O diretor-presidente da Codesp, Renato Barco, afirma que o VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto de Santos, obtendo informações para o tráfego dentro do canal que servirão, também, para controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. O sistema O Centro de Controle do VTMIS contará com uma antena VHF para a comunicação com as embarcações e receberá dados dos pontos de monitoramento, de uma estação meteorológica e de um marégrafo. Os pontos de monitoramento serão instalados na Ilha da Moela, na Ponta de Itaipu, na região de Conceiçãozinha e na Ilha do Barnabé. Essas áreas foram escolhidas por oferecerem segurança aos equipamentos e possibilitarem cobertura de todo o estuário, que se estende desde o local de fundeio das embarcações até o Terminal Marítimo da Usiminas. Cada ponto possuirá um radar, câmera inteligente e um transponder – sistema de identificação automática para a coleta de dados – que receberá os sinais enviados pelos navios. Por meio desse sinal, a central visualiza em um monitor o movimento do navio em tempo real, sua posição e velocidade. Entre os benefícios gerados pelo VTMIS, está a obtenção de dados meteorológicos e oceanográficos com a implantação de uma rede de sensores ambientais, permitindo à Codesp um estudo melhor dos impactos de suas atividades no meio ambiente da região. O subsistema meteorológico cumprirá duas funções principais. A primeira é assegurar a operação portuária em condições normais e seguras, medindo em tempo real as variáveis climáticas, tais como visibilidade, temperatura, velocidade e direção do vento e pluviosidade. A segunda diz respeito à calibração automática dos instrumentos de radar, que têm seus sensores de processamento de sinais interligados com os sensores de velocidade do vento e pluviosidade, a fim de tratar a imagem do radar que é transmitida na tela dos operadores de tráfego. Isso porque, diante de uma chuva muito forte, a imagem do radar sofre interferência das gotículas de água. Já o principal objetivo do subsistema oceanográfico do VTMIS é monitorar as condições do mar, a fim de garantir a segurança das manobras de entrada e saída dos navios, pelo canal de entrada da Barra, e a proteção ambiental do complexo portuário de Santos. A altura das marés será registrada em tempo real e comparada, imediatamente, com o calado de cada navio, de acordo com informações da própria embarcação, para que a operação portuária seja completada sem riscos à segurança da navegação. O VTMIS faz parte do Projeto de Inteligência Logística Portuária da Secretaria de Portos (SEP), juntamente ao Porto Sem Papel (PSP) e ao Porto 24 horas, ambos em funcionamento.
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