Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Dólar R$ 3,85
Euro R$ 4,50
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 2 de setembro de 2013 - 11h34
Área Livre assume operações da Nutrimental em SP
Operador logístico realiza gestão de estoque e distribuição para o varejo na região metropolitana

A Área Livre Logística iniciou, no primeiro semestre de 2013, a gestão do estoque e a distribuição dos produtos da Nutrimental na Região Metropolitana de São Paulo. As atividades são realizadas a partir do centro de distribuição do operador logístico localizado em Embu das Artes (SP).

As barras de cereais, barras de frutas e farinhas infantis saem da unidade produtiva da Nutrimental localizada em São José dos Pinhais (PR), seguem para o CD da Área Livre e, a partir dele, o operador realiza entregas dedicadas e fracionadas para abastecer o varejo na Grande São Paulo.

O coordenador de Logística da Nutrimental, João Rafael Nonato, conta que a proximidade com os grandes clientes da empresa em São Paulo, a redução de custos com armazenagem e transferência a partir do Paraná e a flexibilidade das operações da Área Livre foram determinantes para que o negócio fosse concretizado.

De acordo com o gerente geral da Área Livre, Sergio Henrique Fernandes, a operação engloba a movimentação de cerca de 50 mil caixas todos os meses, realizadas por uma frota terceirizada de cerca de 30 veículos.

O executivo explica que os colaboradores da Área Livre passaram por treinamentos promovidos pela Nutrimental para exercer as atividades relacionadas à empresa. “Isso conferiu uma imersão na cultura do cliente para que nossos funcionários sentissem as necessidades da Nutrimental como se fossem suas”. Segundo Fernandes, participaram dos treinamentos funcionários da área operacional e também equipes de gestores e administradores.

Nonato revela que as atividades envolvendo as duas empresas podem ser ampliadas no futuro. “Estamos esperando a autorização do regime especial do CD para reduzirmos a quantidade de notas fiscais necessárias para a operação. E aí então pensaremos na expansão do negócio, como para o sul de Minas Gerais, por exemplo”.

“Por parte da Área Livre estamos prontos para por em prática este projeto”, comenta Fernandes. “A Nutrimental tem uma gama de produtos fantásticos e um grau elevado de profissionalismo. Certamente o crescimento contínuo e sustentável é e sempre será uma realidade”, completa.

Além do CD de Embu das Artes, de 10 mil m², a Área Livre conta ainda com outra estrutura, situada em Cotia, no interior de São Paulo, com 2.500 m². Ao todo, o operador conta com cerca de 90 colaboradores e atende a clientes como Osram, Prodiet, Giroflex, McDonald’s, Onity e Saint Gobain.

Profissionalização

Fundada em 1996, a Área Livre Logística implantou, em 2011, um programa estratégico com o objetivo de profissionalizar suas atividades, deixando de ser uma empresa essencialmente familiar.

Segundo Fernandes, o processo teve início com investimentos na Gestão de Projetos, a partir da criação de programas de melhoria nas áreas de Recursos Humanos, Comercial, Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico.

“Um gestor do programa passou a comandar as equipes descentralizadas, em suas respectivas áreas, sempre monitorando por meio de indicadores de desempenho até atingir as metas estipuladas pela direção”, conta o gerente geral. “O uso maciço de ferramentas de gestão da qualidade e a implantação da certificação ISO 9001:2008 conferiram maior grau de profissionalismo e padronização aos processos internos”, completa.

Sem revelar valores, Fernandes conta que o programa de profissionalização fez com que a Área Livre conseguisse importantes contratos de longo prazo com três clientes de grande porte e quatro de médio porte, o que resultou em um aumento de 63% no faturamento bruto.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!