Terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,20
Euro R$ 3,92
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 16 de setembro de 2013 - 14h15
ANTF filia-se à Associação das Ferrovias Americanas
Como membro da AAR, entidade brasileira poderá trocar informações com o objetivo de desenvolver esse modal de transporte

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) tornou-se, no dia 13 de setembro, membro da Associação das Ferrovias Americanas (AAR, na sigla em inglês para Association of American Railroads), entidade criada há mais de 150 anos com o objetivo de padronizar as operações ferroviárias nos Estados Unidos.

O presidente da ANTF, Rodrigo Vilaça, esteve na sede da AAR, em Washington, capital federal dos EUA, para celebrar a finalização do processo de filiação. Como participante da AAR, que hoje congrega afiliados nos EUA, Canadá e México, as ferrovias brasileiras farão parte do chamado Wireless Comittee da entidade, que integra as áreas de Comunicação, Sinalização e Controle de Trem.

De acordo com Vilaça, a novidade proporcionará a troca de know-how em segurança, produtividade e eficiência, além da utilização de novas tecnologias na malha ferroviária nacional. “As ferrovias brasileiras possuem um modelo de operação muito semelhante ao norte-americano. A afiliação nos permitirá ter acesso a dados estatísticos de pesquisas para melhoria de equipamentos da via e material rodante, além de informações sobre as principais ferramentas de tecnologia”, explica.

Para Vilaça, os dados referentes às ferrovias norte-americanas servirão como referência para o Brasil, assim como o país poderá apresentar à AAR as melhores práticas desenvolvidas para que o mercado ferroviário possa se desenvolver como um todo. “Hoje está em crescimento a movimentação de carga geral em contêineres como forma de reduzir o custo logístico. Ainda temos muito a aprender sobre isso, mas com a experiência da AAR, com certeza avançaremos”, conclui o executivo.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!