Domingo, 22 de abril de 2018
Dólar R$ 3,41
Euro R$ 4,19
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 14 de outubro de 2013 - 12h58
Sistema garante mais eficiência às locomotivas da Vale
Tecnologia aplicada nas máquinas da Estrada de Ferro Vitória a Minas moderniza a checagem de desempenho dos motores

A Vale desenvolveu um sistema de checagem de desempenho do motor de locomotivas que aumenta a disponibilidade das máquinas e torna a atividade mais sustentável.

Aplicada nas operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), a novidade, chamada de Medidor de Consumo, é baseada nos sistemas de injeção eletrônica e fica conectada ao computador das locomotivas, permitindo que a leitura dos gastos com combustível seja feita em tempo real, com mais agilidade e segurança.

Com a utilização do sistema, o tempo de execução da atividade foi reduzido de oito horas para apenas 30 minutos, o que diminui o tempo de parada dos trens. Além disso, o medidor propicia a redução do consumo de combustível durante os testes. Com a aplicação do sistema, o processo passou a utilizar 740 litros de óleo diesel. Antes, eram gastos em torno de 2,5 mil litros durante a checagem de desempenho do motor.

A utilização da ferramenta proporcionou ainda ganhos em termos de eficiência energética. Isso porque ela permite identificar a necessidade de substituição de componentes que possam interferir no consumo de combustível. O sistema vem sendo aplicado nas locomotivas do modelo Dash, que representam cerca de 70% do total de máquinas que circulam atualmente na EFVM.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!