Sábado, 20 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,71
Euro R$ 4,28
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 10h40
VLI otimiza operações com ferramenta tecnológica
Sistema desenvolvido pela própria empresa confere mais eficiência aos carregamentos dos vagões

A empresa de logística VLI passou a utilizar, no primeiro semestre de 2013, uma nova ferramenta tecnológica com o objetivo de garantir mais eficiência às operações de carregamento.

Trata-se do Sistema de Otimização de Filas (SOF), software desenvolvido internamente que, em seis meses de utilização no Terminal Integrador (TI) de Araguari (MG), já possibilitou uma redução de 15% no tempo em que os vagões permanecem no ponto de origem da carga. De acordo com a empresa, a eficiência rendeu recordes diários e mensais de carregamento no local, fazendo com que o ciclo dos vagões no terminal diminuísse de 15,59 dias para 11,19 dias.

O SOF trabalha em conjunto com o sistema de licenciamento dos trens, fornecendo ao controlador e ao supervisor uma visão geral do terminal, incluindo a antecipação, em até três dias, das informações de tráfego. Dessa forma, é possível organizar as filas de caminhões para otimizar as operações de carregamento dos ativos e reduzir a ociosidade do terminal.

Por ser uma ferramenta totalmente online, além do acesso pela web os colaboradores podem utilizar o SOF também em aparelhos móveis. Além disso, ele armazena as informações gerenciais a respeito de todos os processos de carregamento realizados, criando relatórios que tornam possível mensurar os ganhos com a utilização da ferramenta.

“O sistema traz uma mudança de patamar na gestão de integração dos ativos, pois agrega inteligência e permite ganho de produtividade. Consequentemente, elevamos o volume movimentado, o que possibilita um crescimento contínuo”, analisa o gerente de Planejamento da VLI, Fernando Alcântara.

O TI de Araguari é responsável pelo transbordo de grãos destinados à exportação pelo Porto de Tubarão (ES), realizado pela Ferrovia Centro-Atlântica. Segundo a VLI, a meta agora é aplicar o SOF em outros terminais da empresa, como Porto Franco (MA), Palmeirante (TO) e Pirapora (MG).

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!