Terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,20
Euro R$ 3,92
Tecnologística no LinkedIn
Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 9h45
Fast Shop expande programa de reciclagem de lixo eletrônico
Iniciativa, chamada De Volta ao Ciclo, está agora em todas as lojas da rede varejista no estado de São Paulo

A rede de lojas de eletroeletrônicos Fast Shop, a TerraCycle, empresa especializada na coleta e reciclagem de resíduos de difícil reciclabilidade, e a Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos que realiza a triagem de resíduos eletroeletrônicos, anunciaram, em novembro, a expansão do programa De Volta ao Ciclo para todas as lojas da Fast Shop no estado de São Paulo.

O projeto piloto do programa de coleta e reciclagem de lixo eletrônico, que funcionou durante um ano em quatro lojas da rede, arrecadou mais de 500 quilos de equipamentos como computadores desktop, notebooks, teclados e mouses. Agora, com a ampliação do programa, será possível realizar o descarte dos equipamentos em qualquer uma das 44 unidades paulistas da Fast Shop, independente da marca e do local onde foram adquiridos.

Toda a logística dos equipamentos descartados é realizada pela própria Fast Shop, que encaminha os resíduos até a central da Coopermiti, no bairro da Barra Funda. Já a TerraCycle presta serviços de consultoria e também de comunicação do projeto, tanto externa como interna, no que diz respeito aos colaboradores, com palestras e materiais como boletins e flyers.

Os equipamentos coletados são descaracterizados e separados (placas lógicas, metais ferrosos, metais não ferrosos, diferentes tipos de plásticos etc.) e os materiais recicláveis são comercializadas para gerar renda aos cooperados. Já os não recicláveis, como resíduos nocivos, são levados para tratamento.

Dentre as destinações dadas aos equipamentos estão ainda a utilização na Oficina de Arte da Copermiti e em cursos de inclusão digital para a comunidade e também para os próprios cooperados, além da exposição em uma espécie de museu da tecnologia, localizado na sede da cooperativa.

 
Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!