Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,68
Euro R$ 4,24
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 7 de janeiro de 2014 - 9h15
Mac Logistic movimenta ativos para VLT do Mato Grosso
Operador logístico transportou 12 vagões de Bilbao, na Espanha, até Várzea Grande

A Mac Logistic concluiu, no final da semana passada, a segunda operação de transporte dos ativos que irão compor o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) da capital mato-grossense, Cuiabá. Ao todo, foram movimentados 12 vagões de 15 toneladas cada. O primeiro contrato de prestação de serviço, finalizado no início de novembro do ano passado, envolveu o desembarque de três vagões.

Contratada pela fabricante, a empresa espanhola CAF, a MAC é a responsável por toda a logística do transporte, desde o embarque no Porto de Bilbao, na Espanha, passando pelo transporte marítimo, desembaraço aduaneiro, transporte rodoviário até Cuiabá e descarga no Centro de Manutenção (CM) em Várzea Grande (MT).

A segunda etapa do contrato teve início no último dia do mês de novembro do ano passado. As unidades saíram do terminal portuário espanhol Porto de Bilbao e, após a realização dos procedimentos aduaneiros no Porto de Santos (SP), foram retiradas dos mafis – espécie de implemento adaptado especialmente para transportar o VLT – e, por meio de duas mesas de transferência, colocadas em 12 caminhões.

Antes do transporte rodoviário, porém, o trabalho foi dispor os ativos nos caminhões. Para isso, a Mac Logistic desenvolveu uma alternativa para substituir a necessidade de içar os vagões. A solução encontrada foi colocar trilhos nos mafis, na plataforma dos caminhões e desenvolver duas peças: a mesa de transferência (mafi-caminhão) e a rampa de desembarque (que possui cerca de 43 metros).

No dia 27 de dezembro, os caminhões partiram em comboio do Terminal Marítimo Saboó (margem direita). Com extensão de cerca de 80 metros, os veículos percorreram os 1.800 km até o Mato Grosso apenas durante o dia, a uma velocidade de cerca de 40 km/h com monitoramento via satélite em tempo integral.

O contrato de prestação de serviço prevê que, até o próximo mês de março, mais nove ou dez entregas como estas serão realizadas, totalizando 120 vagões.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!