Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,68
Euro R$ 4,23
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 - 15h02
Tecon Vila do Conde aposta no transporte por barcaças
Operação gerenciada pela Log-In, até então mensal, passa a ser semanal

A Santos Brasil divulgou, na última quinta-feira, 3 de julho, que a operação de cabotagem via barcaças no Tecon Vila do Conde (PA) – unidade gerenciada pela companhia – aumentou, no último mês de junho, em quatro vezes. A movimentação, realizada na rota que liga Barcarena a Belém, que era de 40 contêineres por mês, chegou a 160. O número é reflexo de uma maior demanda pelo serviço, anteriormente mensal, que passou a ser feito semanalmente. Nessa rota, grande parcela das mercadorias transportadas é de alimentos e bens de consumo.

O serviço é operado desde o segundo semestre de 2013 pela Log-In. O projeto logístico utiliza barcaças que transportam contêineres a partir de cidades que dispõem de portos de menor tamanho para Vila do Conde. No terminal da Santos Brasil, as cargas são dispostas em navios de grande porte com destino aos principais portos do Nordeste, Sudeste e Sul. Além da rota que liga Barcarena a Belém, mais dois serviços regulares de cabotagem via barcaças são oferecidos na unidade desde o ano passado, Macapá e Altamira (PA).

O gerente executivo do Tecon Vila do Conde, Adonis Garcia, afirma que a aposta da Santos Brasil neste serviço é definitiva e tem grande potencial de expansão na região. “Para os nossos clientes, esse fluxo operacional proporciona um ganho significativo nos negócios, em função da racionalização dos custos e maior rapidez no processo. Para a Santos Brasil, o incremento no volume operacional agrega economia de escala às suas operações, além de melhor atender às crescentes necessidades de agilidade e eficiência exigida por nossos parceiros”, diz.

O ganho logístico da cabotagem via barcaças é outro ponto destacado pelo executivo. Garcia calcula que seriam necessários cerca de 40 caminhões para transportar o mesmo volume levado em cada embarcação. Vale lembrar que as barcaças têm capacidade para transportar entre 45 e 50 contêineres por viagem.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!