Terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,20
Euro R$ 3,92
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 1 de agosto de 2014 - 11h04
Dow e Log-In inauguram armazém verde no Porto de Santos
Empreendimento tem foco na sustentabilidade e soluções de baixo impacto ambiental

Em um projeto desenvolvido pela Dow e pela Log-In, um novo armazém sustentável foi inaugurado ontem, dia 31 de julho, no complexo fabril da Dow no Guarujá (SP), localizado no Porto de Santos. O novo espaço tem 5.500 m² com capacidade para 5 mil paletes de carga seca em sistema verticalizado com seis níveis de altura, o que representa um volume de aproximadamente 4 mil toneladas de produtos Dow.

O diferencial desta estrutura em relação a outras é o uso da tecnologia para agregar boas práticas ambientais. O projeto foi desenhado de forma a atender os princípios do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Os critérios desse sistema avaliam o uso dos recursos naturais, a redução na geração de resíduos e emissões, a viabilidade econômica e o respeito às comunidades do entorno do projeto.

Dow e Log-in interna

Diversas iniciativas foram tomadas para atender a esses critérios, como o uso de dispositivos de economia de água potável e coleta de águas pluviais para o uso na operação das fábricas; construção de estação de tratamento de esgoto própria; instalação de sistemas de iluminação e refrigeração automatizados que reduz em até 13% o consumo de energia elétrica; além de um sistema de aquecimento de água por meio de energia solar.

Outra iniciativa foi o uso do telhado branco, que é um revestimento impermeabilizante que reduz em até 5 ºC a temperatura interior do armazém. Também foi colocado em prática um plano de gerenciamento dos resíduos da construção, que foram triados e encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento.

Dentre os produtos que serão armazenados no novo espaço estão surfactantes (usados em produtos de limpeza, por exemplo), polióis (usados em espumas para colchões e estofados) e biocidas (soluções para controle microbiano). A Log-In foi responsável pela construção do espaço, e irá atuar como operador logístico, recebendo e distribuindo a carga que chega de outras plantas da Dow ao redor do mundo.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!