Quinta-feira, 19 de julho de 2018
Dólar R$ 3,84
Euro R$ 4,46
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 30 de setembro de 2014 - 9h26
Transporte via ônibus reduz tempo de entrega de peças da Whirlpool
Projeto aproveita a capacidade ociosa nos bagageiros de ônibus que realizam transporte de passageiros

A Whirlpool, fabricante de marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid, iniciou, neste ano, o projeto de transporte via ônibus para peças de reposição, como componentes eletrônicos, mecânicos e acabamentos – de parafusos a portas de refrigeradores.

A iniciativa aproveita a capacidade ociosa nos bagageiros de ônibus que realizam transporte de passageiros. A diferença é que não há a necessidade de consolidação de cargas pelo transportador, pois o ônibus, independente do volume, fará a viagem até o destino de qualquer forma em função do transporte dos passageiros, por este motivo o tempo de entrega das peças de reposição às assistências é reduzido.

Com o projeto, esse tempo diminuiu em até 70%, impactando diretamente na redução do tempo de espera do cliente. “O consumidor está no centro de todas as nossas decisões. Por isso, buscamos novas ferramentas, espaços e processos, para dar a eles soluções rápidas”, afirma Carlos Eduardo Vieira Sousa, diretor de Serviços da Whirlpool Latin America.

O projeto é desenvolvido junto à empresa Metar Logística, do grupo Cometa. Atualmente, 15% do volume de peças com destino às assistências técnicas são transportados por ônibus, 80% por modal rodoviário e 5% aéreo. Segundo a empresa, esta proporção só não é maior em função da oferta de malha do parceiro de transporte.

SONY DSC

A decisão desse modo de transporte uniu não apenas o fator tempo, mas também gastos. “Sem dúvida os custos são mais competitivos frente aos modais de frete expresso tradicionais, como avião. Porém, isto não foi um foco do projeto, pois diferentemente da prática de utilizar modal expresso apenas para casos de grande urgência, no caso de ônibus usamos o modal para todo o volume de algumas assistências técnicas, com o objetivo de atender mais rápido os nossos consumidores”, explica Felipe Tarallo, gerente de Supply Chain de Peças da Whirlpool Latin America.

Atualmente, participam do projeto 11 assistências técnicas dos municípios de São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Volta Redonda (RJ), Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ), Rio das Ostras (RJ), Nova Iguaçu (RJ) e Cabo Frio (RJ).

O plano da Whirlpool é dobrar o número de assistências técnicas participantes até o final do primeiro semestre de 2015. Atualmente, o transporte via ônibus é responsável por 15% das 300 mil peças transportadas mensalmente para as assistências técnicas por todo território nacional.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!