Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,68
Euro R$ 4,23
Tecnologística no LinkedIn
Quinta-feira, 9 de outubro de 2014 - 14h33
Fábrica da Knauf deve ampliar movimentações no Tecon Salvador
Companhia de origem alemã instalou sua segunda unidade fabril em Camaçari

O Tecon Salvador, terminal de contêineres da Wilson Sons situado no Porto de

Salvador, prevê um acréscimo nas movimentações para os próximos meses. O motivo é a instalação de uma fábrica da multinacional alemã Knauf no município baiano de Camaçari.

Instalada na região desde junho deste ano, a fabricante de placas de drywall deve transferir os embarques da produção de chapas de gesso usadas na construção civil para o Tecon Salvador. A outra planta fabril da companhia está localizada no município de Queimados (RJ). Ao atingir sua capacidade plena, o que deve ocorrer até o fim deste ano, a unidade movimentará até 40 contêineres por mês.

Segundo o gerente de Supply Chain da Knauf, Fabricio Correia, o transporte marítimo é muito vantajoso para as características da carga. “Trabalhamos com um produto de grande volume, pesado, porém com baixo valor agregado e bastante frágil. O uso da cabotagem diminui exponencialmente problemas com avarias, e nos dá praticidade e segurança”.

Durante a construção da fábrica, o Tecon Salvador recebeu cerca de 250 contêineres com equipamentos importados. A chegada desses materiais aconteceu entre março de 2013 e fevereiro de 2014, totalizando 11 embarques e aproximadamente 6.500 toneladas de equipamentos.

Atualmente, o transporte marítimo representa 95% das importações realizadas pela Knauf Brasil. Já a cabotagem, até então realizada a partir do Rio de Janeiro, é responsável por cerca de 90% dos fretes para a região Norte do Brasil.

O volume de cabotagem no Tecon Salvador no fluxo com a região Norte, em especial o estado do Amazonas, cresceu quase 40% no comparativo entre os primeiros semestres de 2014 e 2013. Nos primeiros seis meses deste ano, foram movimentados 7.298 TEUs.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!