Quinta-feira, 4 de dezembro de 2014 - 10h22
TNT Airways elimina utilização de documentos em papel
Voos da companhia passam a contar com tablets para concentrar todas as informações

A TNT Airways, companhia aérea de transporte de carga subsidiária da TNT, anunciou, neste mês de dezembro, a implantação de um projeto que elimina a utilização de documentos em papel em seus voos.

Sediadas na cidade de Liége, na Bélgica, a empresa obteve a aprovação das autoridades belgas de aviação civil para implantar a novidade, que substituirá o papel por tablets. A autorização foi emitida depois de um período de avaliação de seis meses que buscou atestar que todas as condições de segurança seriam atendidas pelo novo modelo.

Assim, os 274 pilotos da TNT Airways receberam um tablete que será utilizado como sistema diretor de voo das 50 aeronaves da companhia, com acesso a informações como manuais, mapas e navegação. Os cockpits foram alterados para se adequar ao uso do equipamento em todas as fases do voo, incluindo pousos e decolagens.

Cada tablet substituirá 50 kg de papeis transportados pela tripulação por viagem. Além disso, o novo sistema facilita os processos envolvendo os documentos de voo, que passam a ser feitos de forma centralizada e eletrônica. A expectativa da TNT é retirar toda a documentação em papel das aeronaves até o final de 2014.