Sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,72
Euro R$ 4,26
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 - 9h31
Porto do Açu recebe carta náutica
Até então, operações eram realizadas em caráter experimental

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), recebeu, no final do último mês de novembro, a carta náutica emitida pela Marinha do Brasil para a operação de seus dois terminais.

O documento apresenta informações hidrográficas do porto pertencente à Prumo Logística, como profundidade, boias de sinalização determinando o canal de acesso, fundeadouros e rosa dos ventos. São dados essenciais para a orientação do comandante nas operações com embarcações.

“A publicação da carta náutica estabelece um padrão de desempenho para o Porto do Açu e chancela, mundialmente, suas operações. Isso traz maior controle e segurança ao tráfego marítimo e aos comandantes das embarcações que chegam aos terminais, além da confiabilidade da autoridade marítima”, analisa o gerente de Operações da Prumo, Joffre Villote, que também é Capitão de Longo Curso da Marinha do Brasil.

Com a homologação da carta náutica, o Porto do Açu passa a receber navios com calado de até 7 metros. Como a dragagem para 10 metros já foi concluída, uma nova batimetria está em curso para que o porto possa receber embarcações maiores, podendo atingir mais de 9 metros de calado.

As primeiras operações nos terminais do Açu, como a atracação do graneleiro Key Light, que aconteceu em outubro, foram realizadas em fase de comissionamento e contaram com o apoio dos instrumentos do Centro de Controle e Operação do Tráfego Marítimo (CCOTM), além da sinalização náutica.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!