Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,72
Euro R$ 4,31
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 6 de janeiro de 2015 - 8h39
TCP faz primeira operação ferroviária em novos ramais
Atividade marca o início da importação pelo modal, antes feita somente por rodovia

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) realizou, no dia 19 de dezembro, a primeira operação com cargas de importação transportadas por meio de seus novos ramais ferroviários. A operação piloto foi feita com dois contêineres com cargas importadas destinadas a um cliente do norte do estado do Paraná.

Construídos em uma área paralela aos antigos ramais, os dois novos trechos, que irão substituí-los, têm o dobro do tamanho do comprimento dos trilhos antigos e contam com 40 plataformas, 15 a mais que os anteriores. A nova malha passa a operar com capacidade ampliada neste mês, juntamente com a desativação completa da anterior.

De acordo com Luiz Antonio Alves, CEO do TCP, a ampliação permite a otimização do fluxo de contêineres que passam pelo terminal via modal ferroviário e o início da importação por este modal, que antes era feita somente por rodovia.

“Substituiremos os contêineres vazios que abastecem a indústria exportadora por contêineres cheios no sentido importação. As cargas importadas serão nacionalizadas dentro do TCP e, posteriormente, transportadas por ferrovia para os postos avançados que o terminal mantém em sua área de influência. Na sequência, entregaremos na casa do importador, permitindo reduções de custos para nossos clientes e economias de escala”, explica Alves.

Em novembro, o TCP bateu o recorde sul-americano em volume de contêineres movimentados por ferrovia. Foram 5.950 contêineres transportados pelo modal, o que já representa aproximadamente 15% de todo o volume movimentado no terminal. A ferrovia é um importante diferencial do TCP, pois se trata do único terminal de contêineres no Sul do Brasil com acesso ferroviário dentro do pátio.

Já a partir deste mês de janeiro a capacidade média de 6 mil contêineres por mês transportados por ferrovia alcançada em 2014 pelo TCP deve saltar para 9 mil contêineres por mês.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!