Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,23
Euro R$ 3,99
Tecnologística no LinkedIn
Terça-feira, 14 de abril de 2015 - 11h58
Plataforma de Otimização Logística, da Totvs
Solução que consolida uma central de controle e integração para a tomada de decisões logísticas passa a compor o leque de ofertas da companhia

Durante a Intermodal 2015, que aconteceu na primeira semana de abril, a Totvs lançou a Plataforma de Otimização Logística, solução que passa a integrar o portfólio da companhia após a aquisição da Neolog, desenvolvedora de software para o mercado de logística e supply chain management, em fevereiro deste ano.

A ferramenta utiliza algoritmos matemáticos para prever um plano de cargas com o menor custo de fretes ou a melhor margem financeira para a operação. A plataforma consolida um painel de controle para o gerenciamento completo das atividades logísticas e inclui três fases de processos, que se iniciam com o planejamento.

Nessa etapa, o software identifica os melhores modelos de otimização do transporte para gerar um plano de cargas que contemple a formação de cada veículo, o tipo de serviço a ser executado e a rota a ser seguida. A ferramenta também analisa possíveis combinações de rotas, com o objetivo de avaliar as estratégias da empresa por meio de indicadores de desempenho da operação logística, considerando itens de alta criticidade, como o desenho da malha de transportes, a política de nível de serviços e a forma de contratação das transportadoras por rota, região e segmento.

A segunda fase é a programação, quando se define a melhor forma de operar as necessidades de transporte, selecionando a transportadora mais adequada, bem como a definição da rota e formação da carga no veículo. O software avalia a disponibilidade dos caminhões e configura a programação de cargas e os veículos alocados. Essa distribuição é apresentada via internet para a transportadora, que poderá aceitar ou não a proposta.

O terceiro processo é o de roteirização e de formação de cargas, buscando, simultaneamente, o equilíbrio entre ambas as necessidades. Com visualização do caminhão em 3D, o sistema indica as melhores possibilidades de carregamento das entregas, considerando o valor das mercadorias permitidas pelo seguro, a restrição de capacidade física do veículo e a limitação de empilhamento de acordo com a fragilidade dos produtos. Tais informações são cruzadas com as necessidades do transporte, como o atendimento da transportadora por região, o tempo de trânsito e as distâncias reais por trecho do percurso, a restrição de horário de atendimento nos clientes e o tempo de carga e descarga. Tudo, em conjunto, para validar a melhor alternativa de entrega.

A solução também é responsável por programar o sequenciamento de embarques nas docas de expedição, de forma a otimizar o uso de recursos e equipes de trabalho. Para isso, o sistema analisa a compatibilidade de veículos por doca, a localização de produtos no armazém, o tempo fixo e variável de carregamento para cada unidade de embarque, sejam paletes ou caixas, além da unidade de carregamento permitida por doca.

A solução também é capaz de identificar oportunidades de sinergia entre rotas enquanto estão em andamento. Com análise de movimento contínuo, a Plataforma de Otimização avalia constantemente se as rotas se mantêm viáveis e se um ponto de descarga pode ser aproveitado para a formação de novas cargas.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!