Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,68
Euro R$ 4,23
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 17 de julho de 2015 - 16h40
TCP Log movimenta 34 mil toneladas em operações com cargas de projeto
Foi registrado um crescimento de 128% na movimentação desse tipo de carga na comparação com julho de 2014

A TCP Log, subsidiária da TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) dedicada a serviços de integração da cadeia logística, encerrou o mês de junho com mais um resultado expressivo nas atividades com cargas de projeto: ao longo do mês, foram movimentadas 34.000 toneladas em 18 operações realizadas pela empresa.

Somente nos últimos 12 dias de junho, o terminal recebeu seis navios com cargas de projeto que foram manipuladas pela TCP Log, que registou um crescimento de 128% em comparação com julho de 2014, e crescimento de 135% no acumulado do primeiro semestre de 2015.

A operação trouxe diversas vantagens, como redução no tempo e no custo do transporte da carga. “Para a realização das operações, nossa equipe desenvolveu um estudo sobre as necessidades e cuidados de cada tipo de carga devido à complexidade para manipulação e transporte de grandes volumes”, afirma Thomas Lima, gerente da TCP Log.

Ele ressalta que a realização de operações de alta complexidade só foi possível após a inauguração da subsidiária, em 2014. “Graças à alta especialização da TCP Log, a carga chega mais rápido, tem menor quantidade de manuseios e não sofre avarias”, completa.

Entre as operações realizadas, se destacam o desembarque de cargas de projeto importadas por uma indústria de papel e celulose que está finalizando a construção de sua nova fábrica em Ortigueira (PR), com inauguração prevista para 2016. No primeiro dia de operação, a subsidiária realizou o desembarque do navio Chipol Huanghe que trouxe da Índia quatro tanques de 87 toneladas, que fazem parte do penúltimo lote de peças para o projeto da nova fábrica. No dia 26, a equipe manipulou outros dois tanques com 12 metros de comprimento cada, trazidos da Finlândia pelo cargueiro BBC Weser.

Outra operação de destaque aconteceu no dia 26 de junho, quando a TCP Log recebeu uma carga de projeto com peças de até 107 toneladas. Os equipamentos foram importados da Coreia do Sul por uma fabricante de carros que está finalizando a expansão de sua fábrica em São José dos Pinhais (PR), com a construção de uma nova linha de montagem. No total foram 48 horas de operação para descarregar 167 peças que, somadas, pesam mais de 1.500 toneladas.

Pela quinta vez desde sua criação, a base intermodal da TCP Log realizou a operação de exportação deste tipo de carga no cais da TCP. No dia 27 de junho, a operadora logística realizou o embarque de mais 8 mil toneladas de bobinas de aço no navio cargueiro M/V Aviator, que foram exportadas para a Argentina por um dos maiores grupos industriais do Brasil.

Fechando o mês, no dia 29, a base logística realizou mais uma operação especial diretamente no estaleiro de construção da plataforma P76 (unidade flutuante que tem a capacidade de produzir, armazenar e transferir petróleo e gás) em Pontal do Paraná (PR). O projeto faz parte de um consorcio e está sendo realizado pela empresa líder mundial em gerenciamento de projetos, engenharia e construção. Para a operação, toda a equipe da TCP Log se deslocou até o canteiro da obra e realizou a descarga de 816 toneladas de equipamentos e peças com o navio atracado direto no canteiro de obras.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!