Quinta-feira, 19 de julho de 2018
Dólar R$ 3,84
Euro R$ 4,47
Tecnologística no LinkedIn
Quinta-feira, 27 de agosto de 2015 - 15h53
Volvo apresenta soluções em tecnologia durante evento
Para a empresa, os dispositivos presentes nos caminhões da marca vão ajudar a ampliar a manutenção preventiva e preditiva dos veículos

A Volvo promoveu, entre os dias 24 e 26 de agosto, em Fortaleza, o Volvo Connectivity Press Seminar, evento voltado para a imprensa em que foi apresentado o portfólio da empresa de soluções de conectividade para seus caminhões. Estavam presentes Michael Gudmunds, vice-presidente mundial de Estratégia de Produtos da Volvo Trucks e Nilton Roeder, diretor de Estratégica de Caminhões do Grupo Volvo América Latina.

Segundo a própria empresa, os dispositivos tecnológicos, cada vez mais presentes nos caminhões da marca, auxiliam na manutenção preventiva e preditiva dos veículos. Um dos principais fatores que contam para a redução de paradas não planejadas é a previsão das necessidades de serviços de manutenção, para que seja possível customizar o atendimento de cada caminhão individualmente.

Planejamento de serviços de manutenção, acompanhamento de consumo e performance dos motoristas, planejamento de rotas e diagnóstico e correção remota de falhas são alguns exemplos de como antecipar situações e corrigí-las de forma a promover a manutenção preventiva do veículo e a melhoria de sua disponibilidade. “Atualmente, o fluxo de informações dos veículos, da logística do transporte e de toda a infraestrutura do setor ainda está compartimentalizado em cada modal de transporte. Em breve, todo este conjunto de dados estará conectado”, diz Gudmunds.

A colaboração de informações via conectividade cria uma gama enorme de possibilidades: evitar acidentes nas rodovias, formação de comboios de veículos nas estradas, acesso a informações de emissões, comunicação entre veículos e entre os veículos e as rodovias, entre inúmeras outras.

Uma das soluções abordadas durante o evento foi o I-See, sistema que lê a topografia da estrada e a memoriza, presente em toda linha F. Já o Dynafleet é o sistema de gerenciamento de frotas que permite gerar tanto relatórios de desempenho como o perfil de condução e consumo de combustível de cada motorista individualmente. O app My Truck é um aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do veículo. O motorista e o transportador podem, mesmo longe do caminhão, ter acesso a uma série de informações vitais sobre o status do veículo. O usuário também pode receber uma mensagem no smartphone caso o alarme do caminhão dispare, ou se a cabine for violada, por exemplo.

Também foi apresentada durante o seminário uma pesquisa desenvolvida a pedido do Grupo Volvo Latin America que mostrou que 38% dos caminhoneiros que rodam pelas estradas brasileiras possuem smartphones. “É um índice bastante alto e indica que o motorista e o transportador estão cada vez mais adotando novas tecnologias no ambiente de trabalho”, afirma Daniel Homem de Mello, gerente de Marketing da Volvo no Brasil. “Um dado curioso é que, quanto mais longo o trecho, mais conectado é o caminhoneiro. A utilização do smartphone chega a 50% para caminhoneiros que fazem distâncias mais longas”, ressalta.

O levantamento revela outros dados: 62% dos ouvidos informam ter desktop (computador de mesa) em casa; 24% dizem ter tablet em casa e 4% afirmam usar tablets nas viagens de caminhão; 38% têm notebook em seu domicílio e 4% declaram que usam notebook na estrada. O levantamento mostra ainda que, dos 38% de motoristas que têm smartphones, 67% usam os aparelhos para fazer ligações, 62% para acessar a internet e 55% para conversar no WhatsApp.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!